Denúncia de viaturas novas paradas no pátio da Polícia Militar, no Recife; SDS explica
Veículos serão destinados para o combate à violência no Grande Recife e interior de Pernambuco
Atualizada às 18h40
Denúncia enviada à coluna Ronda JC, nesta semana, relata que viaturas policiais novas estão paradas no pátio da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), no Recife. A coluna apurou que os veículos foram adquiridos pela Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública - órgão ligado ao Ministério da Justiça.
- Após ação violenta em ato no Recife, novo comandante da PM de Pernambuco toma posse; subcomandante também foi substituído
- Sobe para 16 o número de policiais militares afastados após ação violenta contra protesto no Recife
- Fragmento de granada pode ter atingido vítima que perdeu visão em ato no Recife, diz secretário
Em nota à coluna, a assessoria da PMPE afirmou que não procede a informação de que viaturas a serviço da Polícia Militar estariam paradas. "Há duas semanas, a SDS recebeu, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, 8 viaturas por meio de convênio firmado em 2018, mas que só agora foram entregues. Nesse período, os veículos passaram por montagem, adesivagem e ficaram prontos para uso. Estão seguindo, ao longo desta semana, para unidades da PMPE em Palmares, Catende, Altinho, Cupira, Moreno, Toritama, Betânia e Jurema", diz o texto.
"A gestão da segurança pública é pautada pela técnica e integração, de modo que ações coordenadas, repasses de recursos, integração de efetivo (a exemplo da Força Nacional) e contrapartidas entre os entes federados ocorram sempre em favor da população", completa.
MAIS INVESTIMENTOS
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o desbloqueio de quase R$ 33 milhões para que o governo de Pernambuco invista em segurança pública. Os valores são oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública e referentes aos eixos de Enfrentamento à Criminalidade Violenta e Valorização dos Profissionais de Segurança Pública.
Os desbloqueios acontecem após análise e aprovação dos Planos de Aplicação entregues pelos entes federados.
Os recursos contribuirão para aquisição de equipamentos modernos, novas tecnologias, viaturas mais seguras, capacitação profissional, entre outros.