EXECUÇÃO

Dois delegados assumem investigação da morte do presidente da Associação de Cabos e Soldados

Crime, ocorrido na noite dessa quarta-feira (16), é cercado de mistério

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 17/02/2022 às 16:43 | Atualizado em 17/02/2022 às 16:47
Notícia
X

Em caráter especial, dois delegados do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foram designados pela Polícia Civil de Pernambuco para assumir as investigações do assassinato do presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco, Albérisson Carlos. Estão à frente do inquérito o coordenador da Força-Tarefa de Homicídios, Sérgio Ricardo, e o delegado titular da 2ª Delegacia de Homicídios, Paulo Dias. 

"Não haverá descanso até a elucidação do crime e responsabilização penal dos autores", informa, em nota a Polícia Civil. A corporação reforça ainda que conta com a ajuda da Polícia Militar nas investigações. 

O crime na noite dessa quarta-feira (16), após Albérisson sair da entidade, acompanhado da esposa, em direção ao carro, na Rua Ricardo Salazar, no bairro da Madalena, no Recife. Antes mesmo de entrar no veículo, ele foi surpreendido por pelo menos quatro homens armados, que já foram atirando nele.

Os assassinos estavam em um carro branco e em uma moto, bem perto de onde estava estacionado o veículo da vítima. A Polícia Civil acredita que já o aguardavam. Ele foi atingido na cabeça, costas e abdômen. Depois dos tiros, o grupo fugiu.

Albérisson foi socorrido e encaminhado para o Hospital da Restauração, na área central da capital. O óbito foi confirmado pouco depois.

Equipes do plantão do DHPP e do Instituto de Criminalística permaneceram por horas no local realizando perícias e colhendo informações. Também procuraram imagens de câmeras de segurança de prédios próximos para ajudar a entender a dinâmica do crime. A movimentação no local foi intensa até o final da noite.

"Só havia uma perfuração de bala no capô do carro da vítima. E manchas de sangue. Ele não chegou a entrar no veículo", explicou o perito criminal Tadeu Cruz, responsável pela perícia preliminar. Cruz disse ainda que nenhum projétil foi encontrado no local.

Fontes ouvidas pelo JC apontam para a hipótese de crime político. Além de comandar a associação há anos, Albérisson tentou, por várias vezes, ingressar na carreira política. A polícia prefere, neste primeiro momento, não descartar nenhuma linha de investigação.

Em nota, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) disse que "aguarda as investigações e a chegada do inquérito para adoção das providências legais".

REPERCUSSÃO

Pelo Twitter, o governador Paulo Câmara também se pronunciou. "Determinei ao secretário de Defesa Social, Humberto Freire, todo o rigor na investigação do assassinato. (...) Esperamos identificar e punir os responsáveis o mais rápido possível."

Em nota, a Associação de Delegados da Polícia Civil lamentou a morte, citando que se tratou de uma "emboscada". "Albérisson era um legítimo representante sindical, que não media esforços para defender sua categoria."

Albérisson tinha 50 anos. Ele deixa mulher e três filhos.

 

Tags

Autor