HOMICÍDIOS

"Situação de guerra", diz Sindicato dos Policiais Civis sobre aumento da violência em Pernambuco

Somente nos três primeiros meses de 2022, Pernambuco já acumula 965 homicídios

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 18/04/2022 às 16:22 | Atualizado em 18/04/2022 às 18:27
Notícia
X

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) classificou como uma "situação de guerra" o crescimento da violência que vem sendo registrado nos últimos meses no Estado. Balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) revelou que 965 homicídios foram somados entre janeiro e março de 2022. O aumento foi de 16,5% em relação ao mesmo período de 2021, quando 828 assassinatos foram confirmados.

"Pernambuco chegou ao triste patamar de 10 mortes violentas por dia. Uma alta de 16,5%, se comparado com o mesmo período do ano passado. Esse absurdo vem se escalando ano após ano, batendo recorde atrás de recorde. A insegurança refletida nos números é sentida nas ruas, na opinião dos pernambucanos e entre os profissionais da segurança pública", afirma nota divulgada pelo Sinpol-PE nesta segunda-feira (18).

"O Sinpol reforça em meio a essa situação de guerra que nunca haverá combate à criminalidade sem investimento. Nós, policiais civis, sofremos todos os dias para dar conta de demandas absurdas, muitas vezes que nem nos compete. Além de locais de trabalho sucateados e o 25° salário do País", completa o texto.

No último mês de março, Pernambuco somou 346 homicídios. É o pior resultado desde maio de 2020, quando 351 pessoas foram mortas. Em comparação com março de 2021, o aumento foi de 26,7%. Foram 73 assassinatos a mais.

Uma das vítimas da violência foi a menina Heloysa Gabrielly, de 6 anos, que foi baleada durante perseguição de policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) a um suspeito que estava numa moto na comunidade de Salinas, em Porto de Galinhas, Litoral Sul de Pernambuco. A morte ocorreu na tarde do dia 30 de março. A Polícia Civil ainda não esclareceu quem atirou na menina.

Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) comentou o crescimento dos homicídios.

"Mapeamos as áreas que apresentaram aquecimento das manchas criminais no 1º trimestre, intensificamos a atuação nesses focos e já percebemos uma reversão de cenário em diversas Áreas Integradas de Segurança, a exemplo da AIS-10 (Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca), onde mantemos a Operação Porto Seguro, responsável pela garantia da tranquilidade nessa importante região do Litoral Sul. Vamos manter o combate às facções criminosas. Mais de 80% dos homicídios têm como motivação o tráfico de drogas, e manteremos forte o trabalho de desarticulação e descapitalização desses grupos."

CAPITAL

A SDS não divulgou o número de homicídios por região do Estado, como habitualmente faz. Disse, porém, que no Recife houve redução. O balanço do primeiro trimestre deste ano mostra que ocorreram 136 homicídios na capital pernambucana, ou seja, 8,72% a menos do que no mesmo período de 2021, quando houve 149 casos notificados.

Tags

Autor