JUSTIÇA

Mototaxista condenado a 21 anos e oito meses de prisão por feminicídio no Recife

Maurício Alves de Andrade foi condenado por matar a namorada e jogar o corpo dela no rio, no Recife, em janeiro de 2021

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 10/08/2022 às 18:39 | Atualizado em 11/08/2022 às 11:27
SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
PEDIDO POR JUSTIÇA Familiares de Dione Gomes acompanharam, ontem, júri que condenou acusado - FOTO: SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
Leitura:

O mototaxista Maurício Alves de Andrade foi condenado a 21 anos e oito meses de prisão por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, sem chance de defesa da vítima e por feminicídio) e por ocultação de cadáver.

O réu foi apontado como responsável pelo assassinato da namorada, a manicure Dione Gomes da Silva, de 40 anos, no Recife, em janeiro de 2021.

O júri popular aconteceu nesta quarta-feira (10), no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na área central do Recife. O juiz Jorge Luiz dos Santos Henriques, da 2ª Vara do Tribunal do Júri do Recife, presidiu a sessão.

Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, aproveitando-se da relação doméstica e familiar que mantinha com a vítima, o réu teria matado a companheira com golpes de instrumento perfurocortante (provavelmente uma faca) na altura do pescoço e da cabeça.

Em seguida, o acusado teria ocultado o cadáver da vítima, jogando-o de cima da ponte Motocolombó, nas águas do Rio Tejipió, com o propósito de facilitar ou assegurar a impunidade do crime antecedente.

Inicialmente, o júri aconteceria no dia 15 de junho de 2022, mas precisou ser adiado devido a conflitos entre a autodefesa do acusado e a defesa técnica apresentada pela Defensoria do Estado (DPPE).

Maurício Alves de Andrade está preso desde a época do crime. 

FEMINICÍDIOS EM PERNAMBUCO

Entre janeiro e junho de 2022, a polícia somou 39 feminicídios em Pernambuco, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). O número é 27,8% menor em relação ao primeiro semestre de 2021, quando 54 casos foram contabilizados. Apesar disso, não há o que comemorar enquanto esse tipo de crime continuar sendo registrado.

Em julho, um empresário invadiu o apartamento da ex-mulher e atirou nela, na filha dela e no namorado da jovem. Por fim, o atirador se matou. O crime foi no bairro de Boa Viagem, no Recife. Só a filha da ex-mulher do empresário sobreviveu.

No primeiro semestre deste ano, 19.889 mulheres procuraram as delegacias de Pernambuco para prestar queixas de algum tipo de violência doméstica (como ameaça ou agressão, por exemplo). Isso significa que, em média, cinco boletins de ocorrência foram registrados por hora.

No mesmo período de 2021, a polícia somou 20.276 queixas de violência doméstica em Pernambuco. Houve queda de 1,91% nos registros neste ano, mas a polícia pontua que a diminuição de boletins de ocorrência é um sinal de alerta, porque pode significar que as vítimas estão com dificuldade de procurar ajuda da polícia.

Thiago Lucas/ Artes JC
Quantidade de boletins de ocorrência - Thiago Lucas/ Artes JC

Por isso, é importante que parentes e amigos observem sinais de que as mulheres podem estar sofrendo algum tipo de violência para ajudá-las.

 

NOVAS DELEGACIAS DA MULHER, MAS SEM ATENDIMENTO 24H

Em junho de 2022, a Polícia Civil inaugurou mais três delegacias da Mulher. Uma delas fica em Olinda, no Grande Recife. O endereço é Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, no bairro de Casa Caiada. As outras duas ficam nos municípios de Arcoverde e de Salgueiro, ambos no Sertão.

Agora, o Estado conta com 14 unidades especializadas no atendimento à mulher.

As três novas delegacias, no entanto, funcionam apenas durante o expediente comercial, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

As mulheres que precisarem de atendimento à noite e nos fins de semana e feriados não vão contar com o serviço. Devem procurar uma delegacia comum para registro de queixas.

Atualmente, a única Delegacia da Mulher que funciona 24 horas no Grande Recife é a que está localizada no bairro de Santo Amaro, na área central da capital.

A SDS reforça que há ainda o serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, por meio do telefone 0800-281-8187, para aquelas vítimas que precisam de orientações quanto à rede de proteção.

Em situação de emergência policial, a orientação é telefonar para o 190 (qualquer pessoa que presenciar o ato de violência pode ligar).

 

 

Comentários

Últimas notícias