Um bebê de 1 mês é um dos 30 novos casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. De acordo com o boletim desta sexta-feira (3) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o menino apresentou sintomas gripais e foi levado ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central do Recife, no dia 30 de março. Até o momento, há 136 pessoas infectadas pela doença no Estado e dez morreram.
>> Coronavírus: Sobe para 10 o número de mortes em Pernambuco; mais 30 casos são confirmados
Ainda segundo a SES, o bebê foi encaminhado na manhã desta sexta para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, também na área central do Recife, e apresenta bom estado de saúde. A mãe do menino não apresenta sintomas e o pai está em isolamento domiciliar.
O décimo óbito confirmado é de uma mulher de 51 anos, residente no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Ela foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipojuca no dia 31 de março. A paciente era fumante e já tinha entradas anteriores na UPA por problemas respiratórios.
Os casos confirmados estão nos seguintes municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Ipubi, Aliança e Goiana, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros países e Estados.
No momento, 45 pacientes estão internados, sendo 19 em UTI/UCI e 26 em leitos de isolamento. Outros 64 estão em isolamento domiciliar e 17 já se recuperaram da doença.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.