Pelo menos 43 profissionais de saúde da rede estadual morreram em decorrência das complicações causadas pela infecção do novo coronavírus em Pernambuco, desde o início da epidemia no Estado, segundo informou a secretária-executiva de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Luciana Albuquerque, em coletiva de imprensa transmitida pela internet nesta quarta-feira (27). No Estado, o número pode óbitos ser ainda maior, pois ainda há os registros de trabalhadores de redes municipais e privadas.
Acompanhe: Painel com os números da covid-19 em Pernambuco
Ainda segundo a gestora, o Estado já totaliza 7.513 casos confirmados de covid-19 entre os trabalhadores de saúde. Desse total, 3.273 são profissionais da rede estadual. "Entre eles, 1.414 já se recuperaram da doença e voltaram aos seus postos de trabalho", disse Luciana.
Durante a coletiva de imprensa, ela ainda anunciou que o governador Paulo Câmara autorizou a convocação imediata de 359 enfermeiros aprovados em seleção simplificada para reforçar o trabalho de combate ao novo coronavírus em Pernambuco. "Desses, 269 são enfermeiros assistentes, que atuarão em nosso hospitais. Outros 90 são enfermeiros reguladores, que reforçarão o trabalho na central de leitos", frisou.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta quarta-feira (27), 1.065 novos casos da covid-19 em Pernambuco. Entre eles, 247 se enquadram como casos graves e outros 818 são leves. Agora, o Estado totaliza 29.919 casos já confirmados, sendo 13.086 graves e 16.833 leves. Além disso, foram confirmados 140 óbitos, ocorridos desde o dia 19 de abril. "É importante ressaltar que o expressivo aumento no número de mortes no boletim desta quarta-feira (27) está relacionado ao atraso na informação sobre a ocorrência dos óbitos pela rede hospitalar", destaca o informe da SES. Com isso, o Estado totaliza 2.468 mortes pela covid-19.