boletim

Número de mortos por coronavírus em Pernambuco passa de 5 mil

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais 1.243 casos de covid-19 no Estado e 100 mortes

Bruna Oliveira Cinthya Leite
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Cinthya Leite
Publicado em 03/07/2020 às 11:24 | Atualizado em 03/07/2020 às 12:12
AMAZÔNIA REAL
A doença já matou milhões de pessoas no mundo inteiro - FOTO: AMAZÔNIA REAL

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (3), mais 1.243 casos do novo coronavírus e 100 mortes por covid-19, tendo 67 (77%) ocorrido entre os dias 4 de maio e 29 de junho e outras 33 (33%) nos últimos três dias. Com os novos dados, Pernambuco totaliza 62.362 pessoas infectadas pelo vírus e chega ao triste número de 5.068 óbitos, desde o início da pandemia.

TUDO SOBRE A COVID-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

Do total de casos confirmados nesta sexta, 129 (10%) foram diagnosticados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.114 (90%) como leves, ou seja, os pacientes não demandaram internamento hospitalar e já estavam na fase final da doença ou curados. Com relação ao número total de casos, 19.908? foram considerados graves e 42.454 leves.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados pela SES-PE ao longo do dia.

» Doador número um de plasma em Pernambuco: "Que todos os recuperados da covid-19 venham ao Hemope"

90% de profissionais de saúde recuperados

Um número traz esperança para o tratamento das pessoas diagnosticadas com a covid-19. É que 90% dos profissionais de saúde do Estado contraíram o vírus e conseguiram se recuperar. Com isso, O Estado agora tem força de trabalho renovada no enfrentamento à doença.

Desde o início da pandemia, 35.571 profissionais de saúde foram testados para a covid-19 em Pernambuco, e 15.844 (44,5%) tiveram diagnóstico positivo. Entre esses que foram infectados, 90% estão recuperados, segundo a SES-PE. “Isso ressalta o trabalho planejado e comprometido realizado pelo governo de Pernambuco. Mobilizamos cerca de 10 mil profissionais para a nossa rede direta, entre concursados, contratados e remanejados nas unidades. Graças a isso, diferentemente de outros locais, a força de trabalho não foi, em nenhum momento, impeditivo para abrirmos leitos e garantirmos a assistência à população”, destacou ontem o secretário Estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa transmitida pela internet. As testagens abrangem trabalhadores de unidades de saúde das redes pública (estadual e municipal) e privada.

» Expostos à covid-19: 60% dos profissionais de saúde em Pernambuco reutilizam a máscara N95 por 7 dias

» Dexametasona: "Finalmente uma boa-nova", diz infectologista sobre medicamento que aumenta chance de sobreviver ao coronavírus

Primeiro do País a criar um protocolo para testar os profissionais da Saúde, Pernambuco passou por um momento da epidemia, em maio, em que esses trabalhadores chegaram a representar 71% do total diário de infectados confirmados. Também naquele mês, quase 2 mil trabalhadores de saúde da rede estadual chegaram a ficar afastados da linha de frente no Estado. "Quero, mais uma vez, registrar o meu reconhecimento e agradecimento a todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente. São os verdadeiros heróis desta batalha contra a covid-19", ressaltou Longo. 

Entre os que adoeceram por covid-19 em Pernambuco, auxiliares e técnicos de enfermagem fazem parte da categoria que mais positivou para o vírus devido à exposição decorrente do contato próximo com o paciente – 3.992 deles receberam diagnóstico da doença, o que representa 25,7% das confirmações. Em seguida, vêm enfermeiros (10,5%), biomédicos (8,4%) e médicos (7,3%).

Apesar de a maioria dos profissionais de saúde infectados ter se recuperado, 53 infelizmente não resistiram às complicações decorrentes do novo coronavírus e foram a óbito. Também entre o total que adoeceu, 114 permanecem em leitos de hospitais lutando pela vida. Além disso, 54 estão com a doença ativa em isolamento domiciliar; são os casos mais leves de covid-19 que não precisam de internamento. Em outros mais de 1,2 mil casos (8% das confirmações), segundo a SES-PE, não foi possível identificar como os profissionais de saúde evoluíram (recuperados, internados, isolamento domiciliar ou óbito).

 

Comentários

Últimas notícias