boletim

Pernambuco confirma mais 513 casos de coronavírus e 20 mortes por covid-19

Dos novos casos confirmados, 433 foram considerados leves e 80 graves

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 06/07/2020 às 11:56 | Atualizado em 07/07/2020 às 11:14
DENIS CHARLET/AFP
Entre os pacientes recuperados, 15.581 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar - FOTO: DENIS CHARLET/AFP

atualizada às 18h44

Nesta segunda-feira (6), dia em que Pernambuco entra na quinta fase do Plano de Convivência das Atividades Econômicas, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) confirmou mais 513 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Além disso, também foram registradas novas 20 mortes em decorrência da covid-19, que ocorreram desde o dia 5 de maio. Agora, Pernambuco totaliza 65.642 casos da doença, desde o início da pandemia, com 5.163 óbitos. 

TUDO SOBRE A COVID-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

Por meio de um boletim, a SES-PE ainda afirmou que dos casos confirmados nesta segunda, 80 (16%) foram diagnosticados como graves e 433 (84%) como leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Já com relação ao total de casos, 20.270 são considerados graves e 45.372, leves.

» Com previsão de 250 exames por dia, posto de testagem para coronavírus chega ao Ceasa, no Recife

Os novos óbitos confirmados (12 do sexo masculino e 8 do sexo feminino) são de pessoas residentes nos seguintes municípios: Abreu e Lima (1), Bom Conselho (1), Buíque (1), Caruaru (2), Igarassu (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Jaqueira (1), Olinda (2), Palmares (1), Paulista (1), Petrolina (2), Recife (3), Santa Cruz do Capibaribe (1), Serrita (1), Tacaratú (1).Os pacientes tinham idades entre 48 e 90 anos. As faixas etárias são: 40 a 49 (1), 50 a 59 (4), 60 a 69 (5), 70 a 79 (5), 80 anos ou mais (5).

Dos 20 pacientes que vieram a óbito, 15 apresentavam comorbidades confirmadas: doença cardiovascular (10), diabetes (6), hipertensão (5), doença hepática (3), doença renal (3), AVC (2), doença respiratória (2), histórico de tabagismo (1), obesidade (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação pelos municípios.

Profissionais de saúde

Em relação aos profissionais da área da saúde com sintomas de gripe, 16.386 testaram postivo para a doença e 20.630 casos foram descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada.

Atividades liberadas nesta segunda

Esta segunda-feira (6) marca a retomada em Pernambuco de atividades que estavam suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus. Está autorizada a prática de esportes individuais ao ar livre, com exceção das lutas, em praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas, conforme divulgado na última quinta-feira (2) pelo Governo estadual. Outros setores também são reativados nesta segunda em determinados municípios. As cidades estão em diferentes níveis de flexibilização.

Passa a ser liberado em 51 cidades o funcionamento de serviços de escritório com 50% da capacidade e as concessionários, locadoras de veículos e similares com 100% dos funcionários.

Esta é a quinta fase do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, para a qual avançam nesta segunda as comarcas que respondem às Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Recife (I), Limoeiro (II) e Goiana (XII).

A I Geres (Recife) contempla Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

Já a II Geres (Limoeiro) compreende Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência.

Por fim, a XII Geres (Goiana) é composta por Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.


Comentários

Últimas notícias