boletim

Pernambuco confirma novos 1.384 casos de coronavírus nas últimas 24 horas e 57 mortes

Entre os casos confirmados nesta quarta, 163 (12%) são considerados graves que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.221 (88%) são leves

Bruna Oliveira Cinthya Leite
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Cinthya Leite
Publicado em 15/07/2020 às 12:04 | Atualizado em 15/07/2020 às 12:06
JOHAN ORDONEZ/AFP
Pernambuco tem mais de 150 mil casos confirmados do novo coronavírus - FOTO: JOHAN ORDONEZ/AFP

Em boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou que foram confirmados mais 1.384 casos do novo coronavírus em Pernambuco nas últimas 24 horas. Além disso, também foram confirmadas 57 novas mortes em decorrência da covid-19. Agora, o Estado totaliza 74.960 casos de pessoas infectadas, desde o início da pandemia, com 5.772 vidas perdidas.

TUDO SOBRE A COVID-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

Entre os casos confirmados nesta quarta, 163 (12%) são considerados graves que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.221 (88%) são leves, ou seja, os pacientes não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Do total de casos, 21.484 se enquadram como graves e 53.476, leves.

As mortes confirmadas nas últimas 24 horas ocorreram desde o dia 22 de abril, em que 35 (61%) ocorreram de 22 de abril a 11 de julho. Já os outros 22 (39%) óbitos aconteceram nos últimos três dias. Os detalhes epidemiológicos serão repassados pela SES-PE ao longo do dia.

» O que se sabe sobre as vacinas mais avançadas contra o novo coronavírus

» Sob regras sanitárias, templos religiosos retomam atividades presenciais em Caruaru

Casos leves vão começar a ser testados em Pernambuco

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou que testes para detecção do novo coronavírus serão realizados no Estado em todas as pessoas que apresentarem suspeita de covid-19. A declaração foi feita nessa terça-feira (14) durante coletiva de imprensa transmitida pela internet. Segundo André Longo, serão ofertados exames RT-PCR (no ínicio dos sintomas) e testes rápidos (voltados a pessoas que já passaram mais de sete dias do início dos sintomas). 

A ampliação da testagem pode ajudar a reduzir a subnotificação de infecções pelo novo coronavírus. Para agendar os exames, as secretarias de cada cidade poderão montar suas estratégias ou fazer adesão ao Atende em Casa - ferramenta já disponível para a população de 178 municípios pernambucanos. O aplicativo está disponível pelo site do Atende em Casa e para smartphones com sistema Android.

A orientação anterior, em Pernambuco, era de que os testes fossem realizados prioritariamente em casos graves (aqueles que exigem internação), mortes, profissionais de saúde e outros grupos específicos. O Atende em Casa também já está responsável pelo agendamento da testagem de todos os trabalhadores dos serviços essenciais que apresentam sintomas sugestivos da covid-19. Nos municípios que ainda não contam com o Atende em Casa para a marcação, a população deve procurar a secretaria municipal de saúde para poder ser testado.

Confira os casos da covid-19 em Pernambuco por município:

Comentários

Últimas notícias