números

Pernambuco ultrapassa 75 mil recuperados do coronavírus, mas secretário lembra que caminho ainda é longo

Número representa mais de 76% dos infectados, mas o secretário de saúde Andre Longo sublinhou que toda a sociedade tem um longo caminho pela frente para combater a epidemia

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 05/08/2020 às 7:40 | Atualizado em 05/08/2020 às 8:01
PEDRO MENEZES/DIVULGAÇÃO
Secretário André Longo apresentou, nesta quinta-feira (3), atualização dos casos de covid-19 em Pernambuco - FOTO: PEDRO MENEZES/DIVULGAÇÃO

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, ressaltou ontem, em entrevista coletiva transmitida pela internet, que as medidas de enfrentamento à covid-19 não devem perder força, mesmo com a estabilização vivenciada no Estado. Ele reforçou que o trabalho de conscientização da comportamento da população em relação às ações de prevenção e ao isolamento social, além da contínua abertura de leitos para acolher e tratar os pacientes, continuará. Ontem o Estado chegou a 75.769 pacientes que superaram a doença, o que representa 76,6% do total de infectados pelo novo coronavírus em Pernambuco.

“Do número de recuperados em nosso Estado, mais de 13 mil pacientes graves demandaram leitos na rede pública de saúde. As novas vagas abertas foram fundamentais para a manutenção da vida dessas pessoas. Como disse o governador Paulo Câmara, as ações do governo do Estado e também da Prefeitura do Recife foram determinantes para, inclusive, contrariar expectativas negativas de alguns especialistas, que previram, nos mais modestos cálculos, cerca de 14 mil mortes provocadas pela covid-19 em Pernambuco”, salientou o secretário.

Ainda assim, Longo sublinhou que toda a sociedade tem um longo caminho pela frente para combater a epidemia. “O vírus continua circulando entre nós e contaminando pessoas. E, quando anunciamos nosso plano de convivência com a covid-19, sempre deixamos claro que o comportamento da sociedade seria determinante para a ativação de cada novo passo. Assim como também sempre ressaltamos que, se fosse necessário para salvar vidas, nós daríamos passos para trás”, afirmou.

Ainda durante a coletiva de imprensa ontem, o secretário analisou os índices de ocupação de leitos em Pernambuco. O Estado, que apresenta estabilidade no número de casos em algumas regiões e tendência de queda em outras, atingiu ontem 67% de taxa de ocupação das vagas de unidade de terapia intensiva (UTI). Já a ocupação média dos leitos, considerando também os de enfermaria, está em 58% no Estado.

TUDO SOBRE A COVID-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

Comentários

Últimas notícias