FERIADÃO

Fiscalização no 12 de outubro nas praias do Grande Recife será a mesma do 7 de setembro, apesar de aglomerações

Além do Recife, outras prefeituras da Região Metropolitana também vão repetir os planos de ações no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 09/10/2020 às 10:42 | Atualizado em 09/10/2020 às 12:18
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Foto do feriado de 7 de setembro em 2020, quando muita gente invadiu as praias, não respeitou distanciamento e quase não usou máscara - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

O feriado da Independência do Brasil, no 7 de setembro, atraiu multidões às praias de todo o País. Em Pernambuco, não foi diferente. As orlas do Grande Recife e do Litoral Sul do Estado foram tomadas por cenas de aglomeração e descumprimento de medidas de proteção contra a covid-19. A fiscalização, embora presente, não inibiu o comportamento que contrariou normas sanitárias. Agora, a proximidade do dia de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro, e uma possível repetição do cenário do último feriadão, preocupa autoridades, enquanto as prefeituras do Recife e da Região Metropolitana manterão os mesmos planos de vistoria.

No RecifeCabo de Santo Agostinho e Ipojuca, o efetivo de fiscalização será o mesmo do 7 de setembro. Já a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, afirmou que foi feito um reforço no número do pessoas que vão fiscalizar as praias, mas não detalhou quantos funcionários a mais irão trabalhar no 12 de outubro em relação ao último feriado. Olinda ainda não respondeu à reportagem, que será atualizará a matéria assim que obtiver uma posição. (Ver detalhes sobre planos de fiscalização em cada cidade no final da matéria).

Segundo dados epidemiológicos fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE), Pernambuco segue, há 33 dias, uma tendência de queda ou estabilidade no número de casos de coronavírus, em em maior sequência positiva desde o início da pandemia. Com relação às mortes, desde o dia 23 de setembro o Estado apresentava estabilidade nos dados, com exceção do dia 4 de outubro, quando teve alta de 16%. Nessa quarta e quinta-feira (8), houve queda na média móvel, que é a soma do número de casos ou mortes de um dia com os dos seis dias anteriores. No entanto, o alerta permanece ligado, já que países da Europa, por exemplo, enfrentam novas ondas após uma aparente superação da pandemia.

Além da fiscalização, a consciência individual de cada cidadão é, também, indispensável. Os pernambucanos devem lembrar: a pandemia não acabou. Prova disso é que, só neste mês, desde o dia 1º até o dia 8 de outubro, foram registrados 4.565 infectados pelo novo coronavírus, e mais 136 óbitos no Estado.

Por isso, nessa quarta-feira (7), em coletiva de imprensa transmitida pela internet, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, chamou atenção da população sobre o feriado prolongado. "Aproveito para fazer um chamado à consciência de todos: já que este próximo fim de semana será prolongado, por causa do feriado, é preciso que cada um seja agente de proteção”. Ele frisou que, para o Estado manter a continuidade de queda nos números de casos e óbitos, o comportamento de cada pessoa é essencial e permitirá mais avanços no plano de retomada das atividades socioeconômicas.

“Lavar as mãos com frequência, usar a máscara corretamente e cumprir o distanciamento social são uma questão de compromisso com a vida e uma demonstração de cuidado com a saúde de todos.” Segundo Longo, as aglomerações, vistas no feriadão da Independência do Brasil, podem fazer com que o governo tenha que retroceder diante das conquistas alcançadas, como a reabertura dos serviços, comércio e a liberação de atividades sociais e de lazer. “A falta de cuidado pode colocar a perder tudo o que conquistamos, pois tende a aumentar a possibilidade de contágio e nos torna mais susceptíveis à contaminação pelo vírus”, acrescentou.

Qual o plano das prefeituras para 12 de outubro?

Recife

"As equipes de fiscalização da Prefeitura do Recife estarão a postos ao longo da orla de Boa Viagem durante todo o feriadão que celebra o dia de Nossa Senhora de Aparecida, entre os dias 10 e 12 de outubro. A operação contará diariamente com cerca de 120 profissionais e tem como objetivo orientar banhistas e comerciantes em relação ao cumprimento dos protocolos de convivência com a covid-19.

O trabalho de vistoria será realizado por trabalhadores da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon), Procon Recife, Vigilância Sanitária, Brigada Ambiental, Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), Polícia Militar e CTTU. Todos estarão na praia para orientar os banhistas e os comerciantes cadastrados em relação cumprimento dos novos protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado. Desde o início da pandemia, a PCR distribuiu cerca de 600 mil máscaras na cidade. Além do trabalho de orientação e fiscalização realizado pela PCR, é fundamental contar com a colaboração de toda a população, que tem papel essencial no enfrentamento ao novo coronavírus.

A PCR também preparou uma campanha educativa para orientar os recifenses sobre como aproveitar o feriado de maneira responsável. A campanha será veiculada em TV, rádio e na internet, com mensagens de conscientização. O intuito é que a população entenda que o uso de máscaras e o distanciamento social continuam sendo obrigatórios e que neste momento a população não pode relaxar nos cuidados.

Diariamente, os profissionais da PCR realizarão rondas ao longo dos oito quilômetros de orla para confirmar o respeito às regras"

Olinda

A Prefeitura de Olinda ainda não divulgou um plano de fiscalização das praias do município. 

Ipojuca

A Prefeitura de Ipojuca anunciou que o esquema para o feriado do dia 12 de outubro será o mesmo do dia 7 de setembro.

"A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTTRANS) durante o feriado realiza fiscalização em pontos surpresa para verificar se bugueiros e quem realiza transporte coletivo estão cumprindo a portaria municipal de cuidados sanitários no transporte de passageiros. Agentes ambientais também reforçam os trabalhos no feriado em relação ao cumprimento das novas medidas na orla, sobretudo nas piscinas naturais", disse.

Normalmente, nos finais de semana, segundo a gestão, participam da fiscalização 110 guardas municipais no sábado, 110 no domingo e 30 salva vidas por dia. Já nos feriados, número aumenta para 390 guardas municipais e 60 salva-vidas.

"Os agentes de controle urbano se dividem entre a orla e a Vila de Porto para verificação dos protocolos estaduais e municipais, mas fazem a fiscalização em conjunto com agentes da vigilância sanitária, educadores da saúde que fazem a conscientização de turistas, banhistas e comerciantes da orla sobre uso da mascara na faixa de areia e os cuidados sanitários como higienização de barracas, distância entre elas, etc.", informou, por nota.

Por fim, Ipojuca garantiu que, desde o último feriado, equipe da Secretaria de Turismo distribui máscaras nas praias.

Cabo de Santo Agostinho

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho anunciou que fará a fiscalização "de forma educativa e integrada entre as secretarias de Saúde, Defesa Social, Programas Sociais, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Controle Urbano e Serviços públicos, com efetivo diário de 40 pessoas", atuando na conscientização da pandemia com orientação e distribuição de máscaras, além de abordagem aos bares e restaurantes que estarão funcionando durante o feriado de 12 de outubro nas praias da cidade.

Jaboatão dos Guararapes

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes disse que estará com uma equipe formada por cerca de 70 pessoas, de diversas áreas, para realizar o monitoramento nas praias no dia 12 de outubro. "Serão utilizados dois quadriciclos, três viaturas da Guarda Municipal e seis motos pelos agentes de trânsito, tendo em vista que é um feriado, e, por isso, vamos ter a ciclofaixa liberada. A ação ainda vai contar com o apoio de um drone. Serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças. A ação contará com o apoio de equipes do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), Vigilância Sanitária, Procon e da Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer", garantiu.

Comentários

Últimas notícias