PANDEMIA

Samu Recife registra recorde de chamados em 2021 para atendimentos a casos suspeitos de covid-19

A média móvel diária de chamados para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que chegou a 9,3 no dia 15 de fevereiro, está em 38,7

Imagem do autor
Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 09/03/2021 às 20:59 | Atualizado em 09/03/2021 às 21:04
Notícia
X

com informações da repórter Margarida Azevedo, do JC

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife registrou, nessa segunda-feira (8), recorde de chamados em 2021 de pacientes com problemas respiratórios, um dos sintomas da covid-19. Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, foram 55 ocorrências. A média móvel diária de chamados para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que chegou a 9,3 no dia 15 de fevereiro, está em 38,7.

>> Samu Recife tem alta em chamados de pacientes com sintomas de covid-19; veja bairros que mais solicitaram atendimento

>> Samu Recife: covid-19 causa primeira morte entre socorristas

>> Covid-19: Samu Recife envia mais de 6,5 mil ambulâncias para atendimento de casos graves em 2020

"Os números estão subindo muito rápido. Do fim de fevereiro, até agora, foram mais de doze mil chamados por causa respiratória. Segunda-feira, foram 55 chamados. Foi o maior número de 2021", disse. Segundo relatório do Samu Recife, no dia 13 de maio de 2020, mês considerado o auge da pandemia no Estado, foram 80 ocorrências em um único dia. 

A secretária de Saúde do Recife informou, ainda, que, em 2020, o Samu Recife chegou a ter 30 ambulâncias para atender os chamados. Com a queda dos números, o número foi reduzido para 24. No entanto, como os casos da doença voltaram a subir, o quantitativo de ambulâncias voltou para 30. 

>> Covid-19: Pernambuco registra em média 1.220 casos e 28 mortes por dia

>> Pernambuco registra aumento da procura por testes de covid-19

>> Covid-19: Com ocupação da rede pública no limite, Pernambuco investe R$ 3,5 milhões para ampliar leitos de UTI 

Segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desta terça-feira (9), a 1ª região de Saúde, que abrange municípios da Região Metropolitana (Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Recife, São Lourenço da Mata) e alguns da Zona da Mata (Chã de Alegria, Chã Grande, Glória do Goitá, Pombos, e Vitória de Santo Antão), e o arquipélago de Fernando de Noronha, já contabiliza 138.206 casos da covid-19. Desse total, 21.825 são graves e 116.381 são de casos leves.

O Recife concentra o maior número de casos da I Região de Saúde, com 76.079, seguido por Jaboatão dos Guararapes, com 19.453, e Olinda, com 14.242.

Em entrevista à TV Jornal no dia 4 de março, o coordenador geral do Samu Recife, Leonardo Gomes, falou sobre a alta do número de casos. Na última semana, o serviço apresentou uma alta no número de chamados. No último dia 2 de março, 44 ambulâncias foram enviadas, recorde anterior ao registrado nesta segunda. "Essa subida é rápida e constante, isso é um grande sinal para nós de que a pandemia começa a acelerar novamente na nossa cidade", comentou. 

Leonardo Gomes alertou, ainda, para o relaxamento da população em relação às medidas de prevenção da covid-19. "A falta de cuidado reflete em um problema para uma outra pessoa. Então, quem negligencia o cuidado, pode não estar só se prejudicando. Pode prejudicar um parente, um idoso, um vizinho, uma pessoa que usa o mesmo elevador da casa dele. As pessoas precisam se conscientizar, porque vai chegar o momento de faltar ambulância ou até mesmo um leito para a pessoa ser atendida. Isso é muito sério, porque é o colapso total do sistema de saúde", concluiu.

 

 

Tags

Autor