Covid-19: Com ocupação da rede pública no limite, Pernambuco investe R$ 3,5 milhões para ampliar leitos de UTI
Boletim epidemiológico divulgado pela SES-PE no domingo (07), apontava que a taxa de ocupação das UTIs com doentes da covid-19 no Estado estava em 95%, a maior de 2021
A ocupação dos leitos de UTI da rede pública de Pernambuco está no limite, segundo apontou boletim enviado pela Secretaria Estadual da Saúde no último domingo (7). Mas, a partir desta segunda-feira (8), as vagas poderão ser ampliadas para a internação de pacientes infectados pela covid-19, após o governo estadual ter investido R$ 3,5 milhões na compra de 79 respiradores.
Outros 150 ventiladores, também comprados pelo governo estadual, serão entregues nas próximas semanas. Os equipamentos serão enviados para unidades de saúde de todo o Estado, somando-se aos 365 respiradores mecânicos adquiridos no ano passado.
>> Ocupação de leitos de UTI da rede pública de Pernambuco é de 94%
>> Covid-19: Casos de SRAG representam 30% das 373 confirmações desta segunda-feira (8)
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, na Zona Oeste do Recife, deve transformar 10 leitos de enfermaria em 10 vagas de UTI, ainda nesta segunda. Além disso, ainda estão previstas a abertura de mais 30 leitos de UTI nos hospitais do Tricentenário, em Olinda, e Santa Maria, em Araripina, no Sertão, com 20 e 10 vagas, respectivamente.
Atualmente, a rede estadual conta com 2.074 leitos para o tratamento de pacientes com a covid-19, sendo 1.068 de terapia intensiva.
Chamamento público
O aumento no número de doentes que evoluem para o quadro mais grave da doença é motivo de alerta no Estado. Boletim epidemiológico divulgado pela SES-PE no domingo (07), apontava que a taxa de ocupação das UTIs com doentes da covid-19 no Estado estava em 95%, a maior de 2021. Ou seja, restavam apenas 53 vagas de Terapia Intensiva disponíveis na rede pública do Estado. Na rede privada de saúde, a ocupação dos leitos de UTI também é alta e atingiu o índice de 91% no domingo.
Por conta disso, a secretaria estadual de Saúde está com chamamento público aberto para contratação de leitos dedicados à Covid-19 junto aos hospitais privados. Por meio de nota, a SES-PE ressaltou que tem "monitorado permanentemente a situação epidemiológica do Estado e a rede de assistência. Também tem realizado as ações necessárias para garantir o atendimento dos pernambucanos, ampliando os leitos na rede própria e contratualizando na privada, o que tem possibilitado a oferta, atualmente, de mais de 2 mil vagas de UTI e enfermaria em todas as regiões pernambucanas".
- Samu Recife tem alta em chamados de pacientes com sintomas de covid-19; veja bairros que mais solicitaram atendimento
- Governo de Pernambuco alerta para aumento do número de casos da covid-19 em jovens
- Recife amplia vacinação contra covid-19 para idosos a partir de 73 anos; veja pontos de imunização
- Olinda faz plantão no fim de semana para vacinar idosos a partir de 78 anos contra a covid-19
Boletim
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (08), novos 373 casos de covid-19, o número de confirmações mais baixo que o usual é justificado pelo final de semana, quando o Estado sofre com um represamento dos resultados dos testes para a doença. Entre os confirmados nesta segunda, 114, o que representa 30,5% do total, são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que costumam demandar por internação hospitalar.
- Vacinação diminui em 25% número de infectados pela covid-19 com 85 anos ou mais em Pernambuco
- Pernambuco registra aumento da procura por testes de covid-19'
- Estamos no início de um período que deve ser muito duro", alerta secretário sobre covid-19 em Pernambuco
Segundo a SES-PE, os outros 259 casos da doença, que representam 69,5% do total, foram considerados leves. No Estado, a média de confirmações diárias está em 1.222, o que representa uma diminuição de 14% na média móvel. Até esta segunda, Pernambuco confirmou 308.657 casos da doença, sendo 33.079 graves e 275.578 leves.