imunização

Com chegada de novas doses, cresce expectativa por queda na idade da vacinação contra covid-19 no Recife

A expectativa aumentou ainda mais após uma declaração do governador Paulo Câmara (PSB) sobre o uso das 164.200 doses recém-chegadas da Coronavac

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 28/07/2021 às 9:55
Notícia
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Na capital pernambucana, desde o sábado (24), os moradores da cidade com 31 anos ou mais podem tomar a vacina - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

Com a chegada de mais 506 mil doses de vacinas contra a covid-19 a Pernambuco entre a terça-feira (27) e esta quarta (28), espera-se a redução da idade de pessoas aptas a receberem os imunizantes em todo o Estado, sobretudo no Recife. A expectativa aumentou ainda mais após uma declaração do governador Paulo Câmara (PSB) sobre o uso das 164.200 doses recém-chegadas da vacina produzida pelo Instituto Butantan no Brasil.

Segundo o gestor, parte delas serão aplicadas em quem não tomou a primeira dose. "Os imunizantes da Coronavac serão destinados para aplicação das duas doses, permitindo que avancemos na imunização  por faixa etária no nosso Estado”, destacou Câmara. 

O Recife foi uma das primeiras capitais do Brasil a vacinar os idosos a partir de 85 anos, no dia 27 de janeiro. À medida que foram chegando mais doses, o município conseguiu avançar nos grupos prioritários e também na vacinação da população em geral. 

Por isso, na capital pernambucana, desde o sábado (24), os moradores da cidade com 31 anos ou mais podem tomar a vacina. Para isso, é necessário um cadastro e o agendamento, que podem ser feitos por meio do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. As pessoas incluídas neste grupo devem anexar no ato do agendamento cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência no nome da pessoa que vai tomar a vacina. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação.

Dessa forma, a utilização da plataforma garante uma gestão eficiente do controle de estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomeração e filas nos centros de vacinação.

Com as reduções de idade, o Recife já conseguiu vacinar mais da metade da sua população adulta. Segundo a Prefeitura da cidade, cerca de 70% dos recifenses a partir de 18 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina, posicionando o Recife bem acima da média nacional de imunização, que atualmente está em 45,96%. Dessa forma, a 'Veneza Brasileira' ultrapassou 1,2 milhão de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas, chegando a 1.201.91. Desse total, 818.301 são de primeira dose, 324.099 de segunda dose e 59.511 de dose única.

Onde se vacinar no Recife

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vacina contra covid-19 - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Desde o início da campanha, houve ampliação de nove para 26 pontos de vacinação na cidade – dos quais 12 são centros e 14 são pontos de drive-thru. Para dar conta de toda essa estrutura, a Prefeitura abriu mais de 1,4 mil vagas para profissionais de saúde contribuírem no enfrentamento da pandemia da covid-19.

Desse total, 862 trabalhadores são para o Plano Recife Vacina e atuam nos locais de vacinação, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem, apoios administrativos e estagiários de vários cursos de saúde. A campanha também contato com a parceria de várias empresas e instituições públicas e privadas em várias frentes.

Centros de vacinação

  • UniNassau, nas Graças;
  • Unicap, na Boa Vista;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • UPA-E do Ibura.
  • Apolo 235, Bairro do Recife
  • Sest Senat, Porto da Madeira;

Drive-thrus

  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • Geraldão, na Imbiribeira;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
  • BIG Bompreço de Boa Viagem;
  • BIG Bompreço de Casa Forte;
  • Unicap, Boa Vista;
  • Carrefour, Torre
  • SEST/SENAT, Porto da Madeira.

Vacinação pelo Estado

Pernambuco já aplicou 5.632.400 doses de vacinas contra a covid-19. No total, 1.545.969 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, sendo 1.381.834 pessoas que
foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 164.135 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. Em relação às primeiras doses, foram 4.086.431 aplicações.

No Grande Recife, Jaboatão dos Guararapes, desde o dia 20 de julho, conta com a ampliação da faixa etária do público geral que pode receber a vacina contra a covid-19. Agora, poderão se imunizar pessoas a partir de 34 anos, independente de comorbidade ou da categoria profissional. Segundo o prefeito Anderson Ferreira, cerca de 70 mil pessoas que fazem parte do grupo já podem realizar o cadastramento na plataforma De Olho na Consulta.

“Diante de todo planejamento que temos feito, e com a chegada de novas doses, conseguimos reduzir em seis anos a faixa etária para o público geral, abrindo o cadastramento para pessoas com idade a partir dos 34 anos”, disse o gestor.

Moradores de Olinda, também no Grande Recife, com 33 anos ou mais já podem se vacinar contra a covid-19. O anúncio foi feito na sexta-feira (23) pela Secretaria de Saúde e o agendamento pode ser realizado pelo site oficial da Prefeitura.

Além desse grupo, Olinda também está vacinando trabalhadores da indústria, dos Correios e bancários com idade acima de 18 anos. Para receberem as vacinas, os funcionários das agências bancárias sediadas na cidade dependem da solicitação dos respectivos locais de trabalho. Segundo a administração municipal, os bancos deverão solicitar a inclusão de seus colaboradores pelo email cadastropniolinda@gmail.com. No pedido, é necessário constar o nome completo, CPF e função da pessoa a ser imunizada.

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vacina contra covid-19 - FOTO:Tânia Rêgo/Agência Brasil

Comentários

Últimas notícias