IMUNIZAÇÃO

Dia D da Campanha de Multivacinação: mais de 10 mil crianças e adolescentes são atendidos no Recife

Campanha de Multivacinação teve início no dia 1º de outubro e segue até o dia 29 deste mês em todas as unidades de saúde do Recife onde há salas de vacina

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 16/10/2021 às 18:56
IKAMAHÃ/SECRETARIA DE SAÚDE
De acordo com a SES-PE, 173.073 pernambucanos foram contemplados com vacina aplicada em dose única - FOTO: IKAMAHÃ/SECRETARIA DE SAÚDE
Leitura:

No Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, realizado neste sábado (16) em todo o Estado, o Recife atendeu 10.533 crianças e adolescentes com menos de 15 anos, segundo balanço parcial obtido pouco após o encerramento da ação. A campanha aconteceu com o objetivo de estimular os responsáveis a levarem os pequenos a se imunizarem, já que a cobertura vacinal mínima para proteção desse público não foi atendida.

Na capital pernambucana, a abertura do Dia D aconteceu na manhã deste sábado, na Upinha do Chié, localizada no bairro de Campo Grande, Zona Norte da cidade. Foi montado um esquema especial com 160 salas de vacina durante todo o dia.

Para as crianças com menos de 7 anos, foram disponibilizadas vacinas de BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. Quem tem entre 7 e 14 anos pode tomar vacina de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa, por exemplo.

Na manhã deste sábado, a dona de casa Ednalva Felix levou o filho Fabrício Jesus, 14 anos, para verificar a caderneta de vacina na Upinha do Chié. “Vi a chamada para essa campanha e combinei com o meu filho de virmos saber se ele precisava tomar alguma vacina. Chegamos aqui e ele tomou três imunizantes que estavam em atraso na caderneta. Fico mais aliviada de saber que ele está protegido e seguro. Espero que outras famílias tenham a mesma atitude e levem as crianças e adolescentes ao posto de saúde”, comentou a mãe.

A campanha segue até o dia 29 de outubro em todas as unidades de saúde da capital pernambucana onde há salas de vacina. Além disso, as vacinas do calendário de rotina estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde da Prefeitura do Recife. Estes locais ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Precisamos que os pais tragam seus filhos para atualizar a caderneta de vacinação. As nossas coberturas estão abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde porque esse público não está comparecendo e isso deixa esse público vulnerável a uma série de doenças que podem ser prevenidas com vacina. A imunização é um ato de amor, para proteger aqueles que amamos”, destacou a coordenadora do Programa de Imunizações do Recife, Elizabeth Azoubel.

A orientação da Sesau é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que o profissional de saúde possa avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal. Os profissionais do Programa de Imunização do Recife avaliam a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas.

Cobertura vacinal

A quantidade de menores vacinados neste sábado ainda será divulgado a nível estadual. Mas até essa sexta-feira, a cobertura vacinal em Pernambuco para os imunobiológicos indicados às crianças menores de 1 ano se configura da seguinte forma: BCG (71,95%), pneumocócica (68,63%), pentavalente (66,87%), poliomielite (66,63%), meningocócica (65,43%) e rotavírus humano (65,03%).

A situação se repetia quando observado o público maior de um ano de idade: hepatite A (62,89%), tríplice viral – doses 1 e 2 (72,19% e 44,02%), meningococo C (66,30%), pneumocócica (66,08%), poliomielite – 1º reforço (51,98%) e 2ª reforço (40,10%), dTp – 1º reforço (57,57%) e 2ª reforço (47,26%) e varicela (63,86%).


Comentários

Últimas notícias