Covid-19

Novo sequenciamento genético mostra que variante delta tem prevalência de 98% em Pernambuco

O secretário de Saúde reforçou que Pernambuco estará engajado na Campanha de Mega Vacinação anunciada pelo Ministério da Saúde para pessoas que estão com a segunda dose em atraso

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 18/11/2021 às 19:03
Notícia
X

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu mais um sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) em amostras de pacientes positivos para a covid-19. A informação foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva do Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira (18). Ao todo, de 126 genomas com qualidade para a análise, 124 (98,5%) apresentavam a linhagem e sublinhagens Delta. Apenas em dois deles (1,5%) foi constatada a variante Gamma.

As amostras, coletadas entre o final de setembro e meados de outubro, são de pacientes de 18 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão: Caruaru, Dormentes, Feira Nova, Igarassu, Inajá, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa Grande, Moreno, Olinda, Orocó, Ouricuri, Paulista, Petrolina, Quipapá, Recife, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, São Caetano, São José do Belmonte, Serrita e Triunfo.

“Esse é um dado que só corrobora a necessidade da vacinação completa, com duas doses, inclusive no caso da vacina da Janssen, já que estudos apontaram que uma única dose desse imunizante tem eficácia limitada frente à variante Delta”, frisou André Longo.

O secretário adiantou que o Governo de Pernambuco aguarda o envio de novas doses da Janssen pelo Ministério da Saúde para iniciar a aplicação da segunda dose do imunizante nos 173 mil pernambucanos vacinados com o insumo produzido pela Johnson & Johnson. De acordo como o ministério, a partir de agora todos que receberam a vacina da Janssen precisam tomar uma segunda dose como parte do esquema primário de proteção.

Ele também fez um apelo para os pernambucanos e pernambucanas que ainda estão em atraso com a segunda dose, possam completar o esquema vacinal contra a covid-19. A expectativa é de que Pernambuco possa chegar até fevereiro de 2022 com 90% da sua população vacinada com as duas doses, e a população mais vulnerável já com a terceira dose do reforço, para que não sejam necessárias medidas mais duras e restritivas para conter o avanço da doença, a exemplo do que vem ocorrendo em alguns países da Europa, que já enfrentam a quarta onda da covid-19. "Vamos convencer cada pernambucano e cada pernambucana a se vacinar. Só há este caminho para vencer a pandemia, manter empregos e tudo funcionando, como nós queremos", afirmou Longo.

Ainda na fala do auxiliar, ele disse que todos os municípios pernambucanos estarão mobilizados na campanha de vacinação, anunciada pelo Ministério da Saúde, que irá ocorrer de 20 a 26 de novembro, nos postos de saúde de todo o país. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a faixa etária de 18 anos a 59 anos, é a que possui o maior número de pessoas com a segunda dose da vacina em atraso.

Em paralelo a campanha da “Mega Vacinação”, também ocorrerá a campanha para a ampliação da dose de reforço para toda a população adulta. “A nossa meta prioritária em relação ao reforço está nas pessoas mais idosas, ou seja, eu preciso priorizar até fevereiro, às pessoas com mais de 55 anos. Nós vamos vacinar todo mundo que chegar, mas eu tenho que proteger os mais vulneráveis até fevereiro”, pontua André Longo. Em Pernambuco, pessoas de 18 a 54 anos poderão receber a terceira imunização cinco meses após a finalização do esquema vacinal com duas doses. O intervalo de quatro meses, pactuado anteriormente, permanecerá para os trabalhadores de saúde e pessoas acima dos 55 anos de idade.

Também presente à coletiva, o médico e representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca, reforçou a importância de a população completar o esquema vacinal. “É importante lembrar que ainda temos um quantitativo grande de pessoas que precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Pedimos, então, que esse esforço seja realizado, pois só é possível tomar a dose de reforço se estiver com seu esquema vacinal completo. Esperamos que até dezembro deste ano estejamos com 90% da população imunizada com as duas doses”, disse.

 

CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO

O secretário estadual de Saúde, André Longo, abriu a coletiva informando que Pernambuco permanece com estabilidade nos indicadores da covid-19. Na semana epidemiológica (SE) 45, que compreende o período de 07 a 13 de novembro, foram notificados 381 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o que representa 12 a mais do que o registrado na SE 44 (31/10 a 06/11) e nove notificações a menos do que a SE 43 (24 a 30/10).

Em relação às solicitações de vagas de UTI, a Central de Regulação Hospitalar registrou 258 solicitações por leitos de terapia intensiva na semana epidemiológica 45 – 23 a mais que os pedidos registrados na SE 44. O secretário explicou ainda que essas leves oscilações são comuns no cenário de estabilidade, especialmente quando se está em patamares mais baixos.

Tags

Autor