O Ministério da Saúde informou na noite desta sexta-feira (20) que, até o momento, foram notificados 73 casos da hepatite aguda grave de origem desconhecida, aqui no Brasil. Desses, 12 foram descartados e 61 permanecem em investigação.
A Pasta instalou uma Sala de Situação para monitorar e acompanhar os casos que estão surgindo no País. A iniciativa tem como objetivo apoiar as investigações, bem como o levantamento de evidências para identificar as possíveis causas.
A sala conta com a participação de técnicos do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e outros especialistas.
Além do monitoramento, a medida vai padronizar as informações e orientar os fluxos de notificação e investigação dos casos para todos as secretarias estaduais e municipais de saúde, bem como para os Laboratórios Centrais.
AUMENTO DE CASOS
De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento de casos notificados da hepatite misteriosa é esperado e não significa agravamento da situação e, sim, de maior sensibilidade da rede de saúde em razão da criação da sala e da padronização do fluxo e da ficha de notificações.
Casos em investigação:
SP(23), MG(8), RS(5), PE(5), RJ(4), MS(3), SC(3), PR(2), ES(2), GO(2), CE(2), RN(1) e MA(1)
Casos descartados:
SP(3), SC(2), RJ(2), MS(2), PR(1), MG(1) e PE(1)