Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
VARÍOLA DOS MACACOS

Pernambuco confirma primeiro caso de varíola dos macacos e investiga três suspeitas

O Estado recebeu quatro notificações da doença e confirmou um caso importado, de um morador de São Paulo

Cadastrado por

JC

Publicado em 12/07/2022 às 19:25 | Atualizado em 12/07/2022 às 21:10
Varíola do macaco: transmissão comunitária acontece quando não é mais possível identificar a origem da infecção - UK Health Security Agency

Pernambuco confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox). A informação foi divulgada, na noite desta terça-feira (12), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Além disso, mais três casos suspeitos da doença estão sendo investigados.

De acordo com a SES-PE, o caso confirmado de varíola dos macacos é importado, de um morador de São Paulo.

Até o momento, Pernambuco não registra transmissão local da varíola dos macacos, pois todos os casos notificados possuem histórico de viagens para o exterior e/ou para estados brasileiros que já confirmaram disseminação comunitária.

Sobre os três novos casos suspeitos, todos são do sexo masculino. A investigação epidemiológica para coleta de exames já foi iniciada.

As amostras coletadas serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da monkeypox e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) também realizará investigação.

Dois dos casos suspeitos são residentes do Estado de Pernambuco, dos municípios de Jaboatão dos Guararapes (1), Recife (1) e (1) do Estado do Rio de Janeiro.

As faixas etárias são: 20 a 29 (2) e 40 a 49 (1). Dois tiveram contato direto com pessoas provenientes da África e Europa; e um deles realizou viagem recente a São Paulo. Dois encontram-se em isolamento domiciliar e um está isolado em unidade hospitalar da rede privada.

NÚMEROS NO BRASIL

O Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos. O total de casos foi contabilizado pela Agência Brasil, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.

O Ministério da Saúde informa que os outros casos foram registrados nos estados de Minas Gerais (14), Paraná (três), Rio Grande do Sul (três), Ceará (dois), Rio Grande do Norte (dois), Goiás (dois) e Distrito Federal (um).

 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS