O coração é o órgão mais importante do nosso corpo, porque é responsável pelos batimentos cardíacos que transportam nutrientes e oxigênio para todo o organismo.
Por isso, é importante cuidar bem dele. O órgão é tão importante que tem uma data só para ele: o Dia Mundial do Coração é celebrado em 29 de setembro.
Porém, com a correria do dia a dia, se torna complicado manter sempre uma rotina saudável, o que pode influenciar em doenças do coração.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima cerca de 400 mil mortes em 2022 por doenças cardiovasculares. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos.
SINAIS DE ALERTA PARA DOENÇAS DO CORAÇÃO
O médico cardiologista e professor de medicina do IDOMED Pablo Germano explica que os 4 sinais mais comuns das doenças do coração são dor no peito, inchaço nas pernas, palpitações e cansaço ao fazer pequenos esforços.
"Entre as [principais] doenças destacamos a hipertensão arterial sistêmica, que tem um forte fator genético envolvido. Obesidade e ingestão de sódio exagerado podem predispor a essa doença."
"Outra muito comum é a doença arterial coronariana aguda, que em vários casos desencadeia infarto. Para evitar, é preciso levar uma vida saudável e manter uma alimentação equilibrada, além de praticar exercícios físicos e evitar o tabagismo".
Leia mais: INFARTO: como evitar um infarto? Saiba como se prevenir do infarto
Diante da fala do médico, fica evidente que são as pequenas atitudes do nosso dia a dia que podem fazer a diferença na saúde e prevenir surpresas desagradáveis.
INFARTO FEMININO: SEIS SINAIS de alerta para ataque cardíaco em mulheres
DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO
Comemorado em 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração foi criado para conscientização sobre os riscos de doenças cardiovasculares.
As doenças do coração são a principal causa de mortes no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).