ANSIEDADE: 5 tipos de TRANSTORNOS DE ANSIEDADE; Veja os SINTOMAS e como tratar
A ansiedade, quando não controlada, pode manifestar sintomas físicos e acarretar o surgimento de diferentes tipos de transtornos de ansiedade. Veja quais são:
Bastante conhecida e indesejada por muitos, a ansiedade é uma sensação comumente associada a situações desagradáveis podendo causar grande desconforto físico e mental nas pessoas.
Em níveis controlados, a ansiedade funciona com um importantíssimo mecanismo de defesa do nosso corpo quando estamos frente a situações consideradas perigosas.
No entanto, quando os sintomas da ansiedade passam a ser mais duradouros e afetam a vida cotidiana de uma pessoa, a ansiedade pode vir a se tornar um transtorno.
"O Transtorno de Ansiedade é uma psicopatologia que se manifesta de diferentes formas em uma pessoa. Os sintomas de uma crise de ansiedade, que também são físicos, podem variar de pessoa para pessoa.", explica o psicólogo clínico Vinícius Assis.
ANSIEDADE - SINTOMAS FÍSICOS
- inquietação
- irritabilidade
- dificuldade para dormir
- cansaço
- taquicardia (chegando a ser confundida com infarto)
- suor excessivo
- nervosismo
- medo
5 TIPOS DE TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
1. Ansiedade Generalizada
Esse é tipo mais comum de ansiedade e é caracterizado pelo excesso de preocupação do indivíduo em relação a assuntos pessoais e do cotidiano: estudos, finanças, relacionamentos, trabalho.
Esse quadro costuma resultar no aparecimento de sintomas físicos como: enxaquecas, problemas gastrointestinais, irritabilidade, insônia e tensão muscular.
2. Síndrome do pânico
A síndrome do pânico ocorre quando a ansiedade atinge níveis elevados, fazendo com que a pessoa sinta medo e, posteriormente, entre em pânico.
Alguns dos sintomas físicos da síndrome do pânico são: aceleração do batimento cardíaco, falta de ar, sudorese e tremores.
3. Agorafobia
Esse transtorno de ansiedade é caracterizado pelo medo e ansiedade em locais que a pessoa considera como inseguro. O episódio gera agonia e sintomas de tremedeira no indivíduo.
4. Transtorno Obsessivo compulsivo (TOC)
Pacientes com TOC muitas vezes têm sua vida prejudicada pela junção de comportamentos obsessivos com compulsões que podem levar a posturas prejudiciais à saúde mental.
Episódios de TOC podem ocorrer de forma repentina, gerando ansiedade e, posteriormente, causando danos à vida cotidiana do indivíduo.
5. Ansiedade pós-trauma
Esse transtorno de ansiedade está associado a situações traumáticas do passado de uma pessoa, como acidentes, perda de pessoas próximas ou situações de maiores dificuldades.
Durante as crises, podem surgir sintomas como: falta de ar, taquicardia, sudorese e sensação de medo constante.
CRISE DE ANSIEDADE - PREVENÇÃO E TRATAMENTO
De acordo com Vinícius Assis, pessoas que experienciam episódios da ansiedade e manifestam sintomas físico devem procurar atendimento psicológico como forma de prevenção dos transtornos de ansiedade.
"É importante que as pessoas busquem um psicólogo para iniciar o tratamento. À medida em que esses sintomas forem aparecendo, o psicoterapeuta poderá encaminhar o paciente para especialidade de tratamento adequada", pontua.