Os alimentos industrializados terão novos rótulos a partir deste domingo (9).
O objetivo da alteração é evidenciar alertas sobre altos índices de açúcar, gordura saturada e sódio nos produtos.
O consumo exagerado de alimentos industrializados com estes componentes podem levar a doenças cardiovasculares, diabetes e câncer - que integram o grupo de doenças crônicas não transmissíveis.
A ideia da mudança nos rótulos dos produtos industrializados é fazer com que as pessoas optem por alimentos mais saudáveis.
Entenda os novos rótulos
Na parte da frente do rótulo, constará uma lupa informando quando a quantidade de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio presente em 100 g ou 100 ml for maior do que a estabelecida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A já conhecida tabela de informação nutricional terá apenas letras pretas e fundo branco, com o intuito de se diferenciar das outras cores presentes na embalagem.
Será obrigatória, ainda, a identificação de açúcares totais e adicionados; além da declaração do valor energético e nutricional por 100g ou 100 ml do produto.
A razão dessa mudança é facilitar a comparação, para que o consumidor não se confunda nem seja induzido a erro.
Outra mudança está relacionada às alegações nutricionais - termos como "light", "livre de gordura trans", entre outros.
Caso o produto já tenha o aviso de alto índice de sódio, por exemplo, não poderá ter alegação nutricional na parte frontal superior.
As novas regras para os rótulos de embalagens foram aprovadas em 2020, mas só entrarão em vigor neste domingo (9).