Os triglicerídeos ou triglicérides são gorduras presentes na corrente sanguínea do corpo humano, que podem ter relação direta com problemas de saúde caso estejam em níveis alterados.
Caso os triglicerídeos estejam acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, é preciso ficar alerta.
Triglicerídeos alterados podem estar relacionados a doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, além de alto risco de problemas cardiovasculares e resistência à insulina, entre outros.
LEIA TAMBÉM: Cardiologista revela a verdade sobre as taxas do colesterol
Por isso, se o paciente estiver com o nível de triglicerídeos alto, precisa tomar algumas medidas para controlar essa taxa.
De acordo com o médico cardiologista Roberto Yano, especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB, nem sempre é necessário o uso de medicamentos.
Veja a seguir cinco dicas para diminuir os triglicerídeos sem remédio:
1. MUDE SEU ESTILO DE VIDA
Para diminuir o nível de triglicerídeos no seu corpo, é necessário fazer uma mudança no estilo de vida, com o objetivo de gastar mais calorias do que ingerir.
Assim, muitas vezes é preciso perder peso, o que já pode ocasionar uma melhora nas taxas.
"Mudança no estilo de vida é a alteração de toda uma mentalidade, que inclui uma dieta adequada, prática de exercício físico regular, levar uma vida pouco estressante, além de ter um bom sono reparador", destaca o médico.
2. REDUZA A QUANTIDADE DE CARBOIDRATOS SIMPLES
O médico orienta que alimentos industrializados e ricos em açúcar devem ser evitados. Ele indica ainda que o paciente não adoce sucos, chás e cafés.
"Evite consumir alimentos processados e industrializados como salsicha, linguiça, presunto, mortadela, hambúrguer e comidas prontas. Eu sei que pode ser o mais rápido e fácil de fazer, mas com planejamento você consegue ter uma alimentação mais saudável", pontua.
3. CONSUMA GORDURAS BOAS
O consumo das chamadas gorduras boas também podem contribuir para controlar a taxa de triglicérides.
"São as que estão presentes em alimentos como o abacate, na linhaça, no azeite extra-virgem, nas castanhas, nos peixes (sardinha, atum, salmão)".
O cardiologista afirma que é necessário evitar as gorduras trans, que estão presentes na maioria dos alimentos industrializados e processados.
4. LIMITE O CONSUMO DE BEBIDA ALCÓOLICA
Outro conselho é limitar o consumo de bebida alcoólica. De acordo com o médico, o álcool é rico em calorias e açúcar e tem um efeito potente no aumento dos triglicerídeos.
"Mesmo que você consuma pouco, seus triglicérides podem aumentar. Então limite a quantidade ou até pense em parar de beber", afirma.
5. FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS
Para o cardiologista, é necessário que se faça, no mínimo, 150 minutos de exercícios físicos por semana.
"O ideal é fazer até mais do que isso. Exercício ocasiona perda de peso, reduz as taxas de glicose no sangue, reduz os triglicérides, melhora as frações do colesterol aumentando o colesterol bom (HDL-colesterol) e reduzindo o colesterol ruim (LDL-colesterol)".
"A saúde melhora em todos os aspectos", diz o cardiologista.