Na quarta-feira (2), a repórter Vanessa Medeiros, da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, acabou desmaiando ao vivo durante uma reportagem.
No vídeo que viralizou nas redes sociais, ela começa a se sentir mal e em seguida acaba desmaiando devido à pressão baixa. A repórter foi ajudada pelos seus colegas de equipe que a acompanhavam.
JORNALISTA QUE DESMAIOU AO VIVO: O QUE ACONTECEU?
De acordo com nota divulgada pela TV Tribuna, a profissional teve uma queda de pressão abrupta, mas está bem no atual momento.
Para tranquilizar todos que estavam preocupados, Vanessa Medeiros comunicou que está bem e se mostrou grata pela preocupação nas suas redes sociais:
CAUSAS DA PRESSÃO BAIXA
A pressão baixa ocorre devido a hábitos do cotidiano, como ficar em pé por longos períodos sem comer e se hidratar, por exemplo.
Se o episódio for um caso isolado, não existem motivos para se preocupar, já que, inclusive, isso ocorre quando qualquer indivíduo passa muito tempo sem comer ou beber água.
O calor também pode contribuir para o cenário na diminuição, de maneira imediata, da pressão arterial para originar o problema.
Além disso, o uso de medicamentos e alterações hormonais também podem ser razões que causem a pressão baixa.
QUAIS OS SINTOMAS DE PRESSÃO BAIXA?
Assim como aconteceu com a repórter Vanessa Medeiros, um dos principais indícios e sintomas de que a pressão está baixando é a tontura e o desmaio.
Não apenas isso, mas a vertigem e a visão embaçada encabeçam a lista dos sintomas mais comuns.
Conforme já dito, os sintomas acontecem, principalmente, quando as pessoas passam por jejuns prolongados ou passam longos períodos sem se hidratar.
Nos casos mais graves, os sintomas podem exigir atendimento médico imediato e podem se manifestar em confusão mental, esfriamento do corpo e batimentos cardíacos acelerados.
O QUE FAZER QUANDO A PRESSÃO BAIXAR?
Para começar, é recomendável que a pessoa deite e repouse para que haja o relaxamento.
Além disso, também é de suma importância ingerir líquidos para aumentar o fluxo sanguíneo, mas em pequenas quantidades, principalmente se estiver em jejum por muito tempo.
REFERÊNCIAS
Sociedade Brasileira de Cardiologia - http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf. Acessado em 04/11/2022