Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
BORDERLINE

TRANSTORNO BORDERLINE: Borderline tem cura? Veja os 4 tipos de Borderline

Saiba detalhes sobre o transtorno Borderline, os 4 tipos da doença e se ela tem cura

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 10/11/2022 às 13:00 | Atualizado em 10/05/2024 às 10:25
Confira quais são os 4 tipos de Borderline, se Borderline tem cura e mais detalhes sobre o transtorno Borderline - Pixabay

O Transtorno Borderline é uma doença mental que limita o controle de emoções do paciente, criando um padrão generalizado de instabilidade no indivíduo.

Também conhecido como transtorno de personalidade limítrofe, o Transtorno Borderline afeta a percepção do portador tanto de si, quanto do próximo, dificultando a manutenção de suas relações.

A comunicação e interação de uma pessoa com Borderline não é fácil, já que ela tem estímulos à comportamentos impulsivos constantes que comprometem sua visão de afeto.

Além disso, o distúrbio mental é capaz de desencadear outros transtornos e dependências e se torna difícil de controlar diante da crise de Borderline.

BORDERLINE TEM CURA?

Por mais que Transtorno Borderline não tenha cura, há tratamentos especializados para amenizar os sintomas da doença e garantir que o paciente tenha uma boa qualidade de vida

Normalmente, a administração de medicamentos é uma alternativa encontrada pelos médicos que cuidam do caso clínico de cada paciente.

Saiba como a fisioterapia pode ajudar no tratamento de transtornos mentais:

TIPOS DE BORDERLINE:

O transtorno Borderline pode ser dividido em 4 tipos, de acordo com a classificação de Theodor Milton, um psicólogo especialista em personalidade e coautor do Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais.

1. Borderline Desencorajado

O paciente diagnosticado com o tipo Borderline Desencorajado é aquele que tem tendência ao isolamento e submissão.

Outras características marcantes desse indivíduo é a sensação de medo constante diante de um perigo inexistente e uma percepção de vulnerabilidade.

2. Borderline Petulante

O comportamento passivo-agressivo é um dos principais pontos identificados para definir o paciente Borderline Petulante.

A agressividade, impaciência, teimosia, inquietude e o pessimismo são outros exemplos de características desse tipo do transtorno Borderline.

3. Borderline Impulsivo

Os indivíduos que possuem o tipo Borderline Impulsivo normalmente apresentam comportamentos superficiais, sedutores, distraídos e indecisos.

Além disso, quando são deixados de lado, os pacientes com essa classificação podem se tornar sombrios e agressivos com facilidade.

LEIA MAIS: BORDERLINE: veja 6 FAMOSOS que sofreram com TRANSTORNO BORDERLINE e você não sabia

4. Borderline Autodestrutivo

Como o nome sugere, o Borderline Autodestrutivo consegue transformar sua raiva em uma ação autopunitiva.

Diante disso, os pacientes com esse tipo de Transtorno Borderline são, em sua maioria, depressivos e/ou masoquistas, se apresentando de forma conformista, tensa e mal-humorada.

BORDERLINE TESTE:

Diante dessas informações, teste seus conhecimentos sobre o Transtorno Borderline:

REFERÊNCIA:

Transtorno de Personalidade Borderline: o que é e como identificar - Zenklub 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS