O QUE É AZIA? Veja os SINTOMAS e saiba o que é bom para azia
A azia é uma condição que pode causar bastante desconforto. Veja como se prevenir
A azia, ou pirose - como é chamada cientificamente -, é uma condição que pode causar bastante desconforto.
Comumente associada a uma sensação de "queimação", a azia pode tanto ser uma condição comum do organismo, como também um sinal de alerta para outros problemas de saúde.
O QUE CAUSA A AZIA?
Um dos principais fatores que podem causar azia é alimentação.
Quando fazemos a ingestão de grandes quantidades de alimentos, é comum que o suco gástrico venha a escapar, atingindo a parte inferior do esôfago, por onde desce a comida (o refluxo).
Por ser ácido, o suco gástrico produzido no estômago causa a sensação de queimação relatada por muitas pessoas.
Outros fatores, como o uso de medicações, distúrbios gastrointestinais também são causadores da azia, mas estes são menos comuns.
A AZIA É UMA DOENÇA?
Apesar de incômoda, a azia, quando manifestada em ocasiões pontuais (uma vez durante a semana), não é vista como uma doença.
A azia passa a ser um problema quando as sensações de queimação passam a ocorrer de forma recorrente, prejudicando tanto a saúde quanto a vida da pessoa.
Neste último caso, existem as chances de que a pessoa com azia tenha desenvolvido um quadro de esofagite - inflamação da parte que liga o esôfago ao estômago.
O diagnóstico da esofagite é feito após a realização de uma endoscopia.
O QUE É BOM PARA AZIA?
A azia é uma condição que nem sempre poderá ser tratada. Isso se dá pelo fato de que pode estar associada a outros distúrbios gástricos.
Contudo, nas demais situações, é possível prevenir a azia por meio de mudanças nos hábitos. Veja o que é bom para azia:
- Busque se alimentar em menor quantidade e mais vezes ao dia (não seja refém de apenas 3 refeições com quantidades de alimentos excessivas).
- Evite roupas muito apertadas na região da barriga
- Saiba quais são os alimentos que causam os sintomas da azia em você (frituras, chocolates e comidas apimentadas são os maiores vilões).
- Busque perder peso e não ter uma vida sedentária