Os goleiros da Suíça utilizam um acessório inusitado durante os treinos da seleção para os jogos da Copa do Mundo 2022, que acontece no Catar.
Os jogadores dessa posição usam óculos escuros durante as práticas para a competição.
A imprensa esportiva já registrou fotos do goleiro titular Yann Sommer e do substituto, Gregory Kobel, usando o acessório, o que gerou a curiosidade dos observadores.
A Suíça faz parte do grupo G da Copa do Mundo - o mesmo do Brasil. Na fase de grupos, a seleção europeia terminou na segunda colocação, logo abaixo da Seleção Brasileira. A Suíça levou 3 gols.
GOLEIRO DA SUÍÇA TREINA DE ÓCULOS ESCUROS
De acordo com o The Sun, os óculos, classificados pela publicação como "bizarros", têm o intuito de gerar um efeito de câmera lenta.
Com o uso destes óculos escuros, é possível melhorar a capacidade do jogador de antecipar movimentos e reações.
Os goleiros da Suíça já tinham utilizado o acessório para a Eurocopa 2022 com o objetivo de melhorar a performance.
Os óculos são produzidos por uma empresa japonesa chamada VisionUp, e custam cerca de 50 mil ienes (R$ 2 mil na cotação atual).
PARA QUE SERVEM OS ÓCULOS ESCUROS?
No site oficial do produto, a empresa divulga que o óculos foi a chave para que o goleiro suíço Yann Sommer conseguisse pegar um pênalti de Mbappé, da França, no campeonato europeu.
"Os óculos de treinamento VisionUp estimulam seu cérebro e melhorar sua visão através de um obturador intermitente", diz a empresa no site.
O acessório auxilia os atletas a exercitarem a visão periférica, acuidade visual cinética, acuidade visual dinâmica, percepção de profundidade, coordenação mão-olho, entre outros.
Além de atletas, os óculos também são indicados para pessoas mais velhas que apresentam problemas de visão.
É importante lembrar que para o uso de qualquer acessório nesse sentido, é necessário haver orientação e acompanhamento médico.