A busca pelo emagrecimento, além de ser uma questão estética para algumas pessoas, também é fator de extrema importância para a saúde de pessoas que sofrem de doenças crônicas como a hipertensão, diabetes e obesidade.
Em alguns casos, para auxiliar no processo de emagrecimento, o médico pode indicar o uso de medicações que, em conjunto com a dieta e exercícios físicos, podem aumentar as chances de sucesso do paciente.
Este é o caso da Saxenda, conhecida como "caneta emagrecedora" ou 'irmã' da Ozempic.
A Saxenda é uma medicação injetável indicada para o controle crônico do peso em adultos obesos, com sobrepeso e problemas de saúde relacionados (diabetes, pressão alta, etc.).
VEJA TAMBÉM: Ozempic: Veja quais são os efeitos colaterais mais comuns provocados em quem faz o uso de Ozempic
SAXENDA: COMO FUNCIONA
Assim como a Ozempic, a Saxenda é vendida no formato de um dispositivo (semelhante a uma caneta) que possibilita a aplicação da solução via subcutânea (sob a pele).
O princípio ativo da Saxenda é a liraglutida, um composto semelhante à semaglutida (encontrado na Ozempic) e que causa a redução do apetite do paciente e consequentemente a perda de peso.
SAXENDA X OZEMPIC: QUAL A DIFERENÇA?
Apesar da Saxenda e Ozempic fazerem parte do grupo de medicamentos agonistas do receptor de GLP-1 - hormônio produzido pelo intestino que sinaliza ao cérebro que estamos alimentados - ambas possuem diferentes propriedades.
A primeira delas é que a Saxenda já possui aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizada no tratamento de redução de peso, enquanto a Ozempic, não.
A Ozempic é autorizada apenas para o tratamento da diabetes tipo 2.
Além disso, a regularidade das aplicações também é diferente. Saxenda é uma medicação aplicada uma vez ao dia; já Ozempic deve ser aplicada semanalmente.
LEIA MAIS:
> OZEMPIC: NOVO NORDISK lança FORTE COMUNICADO em relação ao uso do OZEMPIC
Por que OZEMPIC EMAGRECE? Saiba como funciona e quanto custa o medicamento
SAXENDA CONTRAINDICAÇÕES
Antes de tudo, é importante saber que o uso de Saxenda é restrito a pacientes em tratamento do controle crônico do peso e doenças associadas. O medicamento também só poderá ser comprado com receita médica.
O uso de Saxenda não deve ser feito por:
- pessoas alérgicas à liraglutida ou qualquer outro componente de Saxenda
- pessoas grávidas ou que planejem engravidar.
SAXENDA PODE SER USADO POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES?
Recentemente, a Anvisa autorizou o uso de Saxenda em adolescentes a partir de 12 anos de idade, com peso corporal acima de 60 kg e obesidade diagnosticada por um médico.
O uso de Saxenda, porém, só pode ser feito desde que esteja associado a aconselhamento de nutrição saudável e atividades físicas para o controle de peso.