Nos últimos dias, a saúde do ex-jogador Pelé tem sido um dos assuntos mais comentados na internet após ter sido vítima de boatos sobre a sua suposta morte.
Pelé, 82, está internado há quase um mês em um dos quartos do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de um câncer e outros problemas de saúde.
O craque deu entrada na casa de saúde no dia 29 de novembro e segue sob supervisão da equipe médica, sem previsão de alta.
Leia mais e saiba sobre o estado de saúde atual de Pelé.
PELÉ: CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO REI DO FUTEBOL
QUAL É O CÂNCER DE PELÉ?
Em setembro de 2021, Pelé foi diagnosticado com um câncer de cólon e precisou fazer uma cirurgia para a retirada de um tumor na região do cólon direito.
Apesar da cirurgia ter sido bem sucedida, os médicos de Pelé detectaram que o câncer havia espalhado tumores (metástase) no fígado e pulmão do craque.
LEIA MAIS: FILHO de Pelé publica foto de mãos dadas com o pai no hospital
O QUE É CÂNCER DE CÓLON?
Também conhecido como câncer de intestino, o câncer de cólon é uma doença que pode afetar homens e mulheres a partir dos 50 anos.
Quando diagnosticado em seu estágio inicial, o câncer de cólon pode ser tratado e o paciente tem maiores chances de cura.
Contudo, quando não é diagnosticado ou tratado de forma precoce, as células cancerígenas podem invadir outros órgãos, sejam mais próximos ou mais distantes, através da corrente sanguínea (como ocorreu com Pelé).
VEJA TAMBÉM:
> FILHO de Pelé publica foto de mãos dadas com o pai no hospital
CÂNCER DE CÓLON CAUSAS
Os cientistas ainda não sabem ao certo quais são as causas do câncer de cólon, porém, as teorias médicas mais aceitas são as de que:
1. O câncer de cólon pode ter relação com a má alimentação:
- dietas gordurosas
- consumo excessivo de hipercalóricos
- excesso de carne vermelha ou processado;
- alimentação pobre em fibras
2. Constipação intestinal:
O contato das fezes com a parede intestinal por muito tempo aumenta as chances de desenvolver a doença.
3. Pólipos:
Os pólipos são pequenas verrugas (tumores benignos) formadas dentro do intestino e que, se não forem removidas (através de cirurgia), podem causar o câncer de cólon.
4. Histórico familiar:
Apesar de uma baixa incidência, cerca de 30% dos pacientes diagnosticados com câncer de cólon possuem familiares de primeiro grau que sofreram com a doença.
5. Doenças inflamatórias:
Pessoas com doenças inflamatórias na região do intestino, como Chron ou colite ulcerativa (inflamação nas paredes colorretais) também podem desenvolver câncer de cólon.
Por isso, em caso de aparecimento dessas doenças, o acompanhamento médico faz-se necessário.
ESTADO DE SAÚDE DE PELÉ ATUALIZADO: veja como está o REI DO FUTEBOL
CÂNCER DE CÓLON SINTOMAS
Apesar do câncer de cólon não apresentar sintomas em seu estágio inicial, é importante ficar atento a alguns sinais que indicam a doença. Veja.
- Mudanças de hábito intestinal;
- Diarreia ou prisão de ventre recorrentes
- Sangue nas fezes
- Dor constante ao evacuar
- Afinamento das fezes
- Flatulências constantes (gases)
- Desconforto gástrico
- Sensação de constipação intestinal
- Perda de peso
- Cansaço constante
Importante: o aparecimento destes sintomas não necessariamente é um indicativo de que você pode ter câncer de cólon. Busque um médico para um diagnóstico preciso.
VEJA TAMBÉM:
> PELÉ apresenta 'progressão' do CÂNCER e precisa de mais CUIDADOS MÉDICOS, diz NOVO BOLETIM
> Câncer do colo do útero? Repórter confunde nome da doença de Pelé; entenda o que é câncer de cólon