Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Piso Salarial Enfermagem

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: parlamentares pedem REVOGAÇÃO da suspensão do piso da enfermagem

Deputados federais encaminharam solicitação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para revogar a suspensão do piso salarial enfermagem

Cadastrado por

Gabriel Guilherme

Publicado em 27/12/2022 às 10:11 | Atualizado em 27/12/2022 às 13:06
A maioria dos ministros do STF seguiu voto proferido pelo relator, ministro Edson Fachin - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O piso salarial enfermagem já está aprovado no Congresso Nacional e já foi sancionado pela Presidência da República. Contudo, ainda não está valendo no País para a categoria.

O piso nacional da enfermagem se encontra suspenso há mais de 90 dias por medida de autoria do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Parlamentares se mostram descontentes com a atual situação e, por isso, estão articulando com o STF para revogar a suspensão da medida.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PARLAMENTAR PEDE REVOGAÇÃO DA SUSPENSÃO AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

O deputado federal Célio Studart (PSD-CE), solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a revogação da suspensão do piso salarial enfermagem 

Não apenas ele, mas o deputado federal Mauro Benevides (PDT-CE), em fala para o jornal O Povo, também deseja a aplicação do piso da categoria para toda a enfermagem no Brasil:

A Enfermagem tem pressa e merece reconhecimento. Seguimos todos os passos necessários para aprovar o piso e agora a Emenda Constitucional para garantir o custeio, como exigido pelo STF. Espero realmente que agora o tão merecido piso chegue aos contracheques desses profissionais”, pontuou.

Vale lembrar que, de acordo com Benevides, apesar da previsão anterior para que a implementação do piso ocorresse ainda em 2022, as tramitações indicam que tudo deve ficar para 2023.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: ALGUMAS PREFEITURAS JÁ ESTÃO PAGANDO A MEDIDA PARA A CATEGORIA

Mesmo suspenso de forma nacional, o piso salarial enfermagem vai começar a ser pago já no começo de 2023 para alguns municípios.

O cenário vai ser realidade para a categoria em cidades como Alto Taquari, no Mato Grosso do Sul e, Fortaleza, capital do Ceará.

Em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, o piso salarial enfermagem começou a ser pago em novembro de 2022, sendo essa uma forma de valorizar a categoria, de acordo com o prefeito Boaventura Manoel:

Isso também é uma forma de incentivar todos a se dedicarem cada vez mais e cuidarem bem da nossa população”, pontuou.

QUANDO O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM COMEÇAR A VALER, A QUALIDADE DO SETOR PRIVADO VAI CAIR? ENTENDA MAIS NO VÍDEO ABAIXO:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS