O velório de Pelé, que ocorre nesta segunda-feira (2) e tem sepultamento previsto para a terça-feira (3), acontecerá com o corpo do rei do futebol embalsamado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE PELÉ:
O rei Pelé morreu aos 82 anos, na última quinta-feira (29), assim que completou um mês de internação no Hospital Albert Einstein (SP).
O ex-jogador havia dado entrada no hospital com inchaço generalizado e problemas respiratórios, após parar de responder ao tratamento de um câncer de cólon.
O tumor de Pelé foi descoberto em 2021, e a resposta do organismo à quimioterapia parou de ser favorável nos seus últimos meses de vida.
LEIA MAIS: CUIDADOS PALIATIVOS foram essenciais nos últimos dias de vida do rei; entenda importância
VELÓRIO PELÉ: Corpo de Pelé chega à Vila Belmiro, em SANTOS
O QUE É O EMBALSAMAMENTO, FEITO NO CORPO PELÉ?
O objetivo do embalsamamento é manter o corpo de Pelé preservado, com um processo chamado tanatopraxia, que faz o corpo resistir ao transporte e ao tempo.
São utilizadas técnicas de higienização, necromaquiagem e aplicação de produtos químicos, para que a decomposição natural do corpo seja retardada.
Dessa forma, o velório de Pelé pôde ocorrer com o caixão em urna aberta.
O processo para embalsamar o corpo de Pelé aconteceu no próprio Hospital Albert Einstein, em uma sala climatizada, onde foi ejetado um líquido à base de formol, glicerina, álcool e outras substâncias.
Esse passo, além de expulsar o sangue pela veia jugular, devolve a coloração da pele.
Já a necromaquiagem prevê a limpeza do corpo e a reconstituição de regiões com cosméticos, assim como a escolha da roupa e a colocação do algodão no nariz e na boca.
Outros famosos, como Gugu, Sócrates, Tarcísio Meira, Itamar Franco, Joelmir Beting e Arnaldo Jabor também tiveram o corpo embalsamado, assim como Pelé.