Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), teria sido internado em um hospital na cidade do Rio de Janeiro, na última terça-feira (27).
A confirmação da internação veio através de um dos seus aliados, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL), presidente da Bancada Evangélica, no Congresso Nacional, de acordo com o portal Em off.
SILAS MALAFAIA INTERNADO: PASTOR DESMENTE BOATOS SOBRE ESTADO DE SAÚDE
Na última segunda-feira (2), o pastor Silas Malafaia divulgou um vídeo nas redes sociais afirmando que está bem, desmentindo os boatos sobre seu quadro clínico:
“Rapaz, como tem gente que deseja que eu morra. Êta raça ruim! Tô mais vivo do que nunca, Deus está comigo!”, pontuou.
Além disso, ele enfatizou que já estava realizando suas atividades cotidianas e ironizou os boatos que viralizaram sobre a gravidade da situação:
“Estou aqui com o meu genro indo para igreja. Estou vivo! vão ter que me aturar muito!”, concluiu.
O pastor Silas Malafaia teria sido internado devido a uma inflamação no intestino (diverticulite), diagnóstico confirmado por ele nas redes sociais.
SILAS MALAFAIA INTERNADO: SAIBA O QUE É A DIVERTICULITE
Diverticulite é o nome técnico para a inflamação ou infecção em uma ou mais das bolsas do trato digestivo. Silas Malafaia confirmou que estava com inflamação no intestino.
A inflamação causa uma saliência que se instala em várias áreas gastrointestinais. Porém, costuma dar sinais nas fibras musculares das paredes do intestino grosso.
Por causa disso, a presença de divertículos no intestino é chamada de diverticulite, sendo algo mais comum na população acima de 60 anos, caso do pastor Silas Malafaia.
PASTOR SILAS MALAFAIA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DIVERTICULITE
A diverticulite é um problema que, caso não tratado da forma mais precoce possível, pode se tornar algo grave.
Confira abaixo os principais sintomas da doença abaixo:
- Calafrios;
- Dor abdominal, especialmente na parte inferior do lado esquerdo, que pode ser constante e persistir durante vários dias;
- Enjoo e vômitos;
- Febre;
- Perda do apetite.
- Períodos de diarreia ou de prisão de ventre;
- Sangue nas fezes, em alguns casos;
- Sensibilidade no lado esquerdo do abdômen.
TRATAMENTOS DE DIVERTICULITE
O tratamento para a diverticulite é feito e orientado pelo gastroenterologista, levando em consideração a intensidade do problema.
Por isso, o tratamento deve ser feito com medicamentos que possuem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios para combater os sintomas.
Além disso, o gastroenterologista também pode recomendar mudanças nos hábitos alimentares cotidianos, já que, nos primeiros dias do tratamento, deve ser feita apenas a alimentação através de líquidos.
Após esse período, o retorno de alimentos sólidos na rotina deve ser feito de maneira gradual, para não reverter as melhorias conquistadas.
Com a melhora gradual, o retorno de alimentos ricos em fibras deve ocorrer aos poucos, para não haver piora do quadro clínico.
REFERÊNCIAS
Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva - https://cbcd.org.br/biblioteca-para-o-publico/o-que-pode-causar-a-diverticulite-aguda-entenda/. Acessado em 03/01/2023
Rede São Luiz - https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/diverticulite. Acessado em 03/01/2023
Secretaria de Saúde de Goiás - https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7588-diverticulite. Acessado em 03/01/2023