O piso salarial enfermagem é uma demanda antiga da categoria por melhores remunerações por suas atividades em todo o País.
O piso está suspenso há mais de 120 dias devido a uma decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro Barroso emitiu tal medida por conta da falta de diretrizes orçamentárias no que diz respeito à ausência de indicativos para custear a medida na esfera pública e privada.
Por conta disso, entidades estão se organizando em localidades específicas do Brasil para demandar melhores pagamentos para a categoria.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: SERVIDORES DA SAÚDE FAZEM ASSEMBLEIA EM IMPORTANTE CIDADE PARA DEBATER A MEDIDA
Na última terça-feira (17), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) fez uma assembleia com o objetivo de reivindicar melhores pagamentos para os servidores públicos.
Dentre as pautas debatidas, o piso salarial enfermagem esteve presente como o entendimento de um importante reconhecimento para os profissionais da saúde.
De acordo com a presidente do Sindicato, Eliete Vieira, destacou em fala à Rádio Rural, que a reunião foi um importante passo para atendimento das demandas dos servidores públicos:
“Foi uma assembleia muito participativa, baseada no diálogo. Os servidores estão há 6 anos sem reajuste salarial e estamos encaminhando uma pauta de 35% de reajuste para ambas as categorias”, pontuou.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM 2023: SAIBA AS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES SOBRE A MEDIDA
Alice Portugal (PCdoB-BA) compartilhou um resumo atual das conquistas recentes em relação a atual situação do piso salarial enfermagem.
A parlamentar disse que, em cerca de 14 dias, um conjunto criado pelo Ministério da Saúde vai criar um estudo de como usar os recursos da Emenda Constitucional 127.
Acerca disso, a deputada federal comentou que, após esse período, a nova ministra da saúde deverá realizar uma reunião interministerial para discutir o assunto.
A finalidade do encontro deve ser o debate da aprovação de uma forma de pagar o piso salarial enfermagem.
Na última terça-feira (10), em reunião com o Presidente da República, foi dito que a medida vai se tornar um dos assuntos principais da área.
Conforme publicou nas suas redes sociais, Nísia Trindade fez um resumo da conversa com o atual presidente Lula:
“Reafirmamos também o compromisso com o Piso Salarial da Enfermagem, pois são premissas do nosso trabalho a garantia da sustentabilidade do SUS e do trabalho digno em saúde”, pontuou.
Estive na tarde de ontem (10/01) com o presidente @LulaOficial, no Palácio do Planalto, para tratar das ações prioritárias na área da saúde. Entre outros desafios, o presidente se mostrou bastante preocupado com a fila de diagnósticos e cirurgias eletivas no #SUS. (1/6) pic.twitter.com/jFvhI0ehFs
— Nísia Trindade Lima (@nisia_trindade) January 11, 2023