Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Boate Kiss

INCÊNDIO BOATE KISS: conheça o Santa Maria Acolhe, serviço de saúde mental referência para o caso da boate Kiss

O Santa Maria Acolhe é um serviço de apoio psíquico voltado para o acolhimento de sobreviventes e pessoas relacionadas ao caso da Boate Kiss que necessitam de cuidados especializados

Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 25/01/2023 às 18:08 | Atualizado em 26/01/2023 às 10:38
Incêndio na boate, em Santa Maria, matou 242 pessoas - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Uma década após uma das maiores tragédias que marcaram o Brasil, a prefeitura de Santa Maria (RS) continua a prestar apoio aos sobreviventes do incêndio da Boate Kiss através do acolhimento psicológico gratuito.

O Santa Maria Acolhe é um serviço de apoio psíquico voltado para o acolhimento de sobreviventes e pessoas relacionadas ao caso da Boate Kiss que necessitam de cuidados especializados.

O equipamento também é referência no atendimento da população acima de 12 anos que esteja em sofrimento psíquico agudo em decorrência de situações de natureza traumática, problemáticas suicidas e luto. 

Entenda como funciona o serviço e o que é preciso para acessá-lo. 

O QUE É SANTA MARIA ACOLHE?

Criado em 2013 - com o nome de Acolhe Saúde - o Santa Maria Acolhe atendia exclusivamente pessoas relacionadas ao incêndio da Boate Kiss (sobreviventes, familiares das vítimas, etc.) que necessitavam de acompanhamento psicológico.  

Após a mudança de nome em 2018, o Santa Maria Acolhe passou a atender também casos de crise subjetiva relacionadas ao comportamento suicida (ideação suicida, plano suicida, tentativas de suicídio). 

O incêndio da Boate Kiss foi uma tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria (RS), em janeiro de 2013, onde mais de 600 pessoas ficaram feridas e 242 morreram após terem sido pisoteadas e/ou asfixiadas pela fumaça tóxica do local. 

Boate Kiss: famílias lembram a dor provocada pela tragédia

COMO FUNCIONA O SANTA MARIA ACOLHE?

Trata-se de uma extensão do acompanhamento feito pelas unidades de atenção básica e dos prontos-atendimentos (PA) de Santa Maria às pessoas que não possuem vinculação com serviços de saúde mental de referência no município. 

Quando a pessoa é recebida em um dos serviços de emergência (Upa, PA do Patronato, PA Ruben Noal) ou rede básica de saúde ou intersetorial, o profissional entra entra em contato com o Santa Maria Acolhe para agendar o acolhimento multiprofissional, que será realizado em até 48 horas

A equipe multiprofissional do Santa Maria Acolhe é composta por uma assistente social, uma enfermeira, uma psicóloga, um médico e uma recepcionista. 

Entre os serviços prestados ao paciente no Santa Maria Acolhe, estão:

COMO TER ACESSO AO SANTA MARIA ACOLHE?

As pessoas que desejam ter acesso ao Santa Maria Acolhe necessitam do encaminhamento de um médico da Atenção Básica, Serviços de Urgência ou Emergência.

Os documentos necessários para receber atendimento são: RG; CPF; comprovante de residência e cartão do SUS. 

Os horários de atendimento do Santa Maria Acolhe são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O sede do Santa Maria Acolhe fica localizada na rua Conrado Hoffman, nº 277, onde funcionava do Centro de Referência da Covid-19.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS