O médico psiquiatra Everton Botelho Sougey recebe o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em sessão solene no dia 10 de março, às 10h, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria da UFPE, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.
Professor titular aposentado do Departamento de Neuropsiquiatria da UFPE, Everton Botelho Sougey se destaca pelos relevantes serviços prestados à universidade e à sociedade em geral.
A proposta de concessão do título de Professor Emérito é oriunda do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE.
EVERTON BOTELHO SOUGEY: CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO PROFESSOR E PSIQUIATRA
O professor Everton Botelho Sougey é graduado em medicina pela Universidade de Pernambuco (1976), mestre em psiquiatria pela Université Paris Descartes, Paris V – França (1983) e doutor em saúde mental pela Universidade Estadual de Campinas (1992).
Everton Botelho Sougey também possui pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles (2005), na Bélgica.
O professor e médico psiquiatra obteve o Certificado de Estudos Especiais em Psiquiatria com o professor Pierre Pichot (França).
Tem experiência na área de medicina, com ênfase em psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, diagnóstico, diagnóstico computadorizado, neurociências e esquizofrenia.
Atualmente Everton Botelho Sougey é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE. Ele atuou na criação do programa.
É coordenador e fundador do Núcleo de Pesquisa e Avaliação Comportamental em Grupos de Risco (Nupac-GR-UFPE). Exerceu o cargo de diretor adjunto da Região Nordeste da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e presidiu a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP), gestão 2014/2016.
Organizador do Simpósio Sobre o Cérebro da UFPE por mais de 20 anos, Everton Botelho Sougey foi agraciado com a medalha Cérebro e Criatividade. Também recebeu a Medalha Ulysses Pernambucano de Honra ao Mérito, promovida pela Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, a maior honraria a psiquiatras de Pernambuco.
SAIBA QUEM É EVERTON BOTELHO SOUGEY, QUE RECEBERÁ TÍTULO DE PROFESSOR EMÉRITO DA UFPE
O professor realizou atendimento médico-psiquiátrico aos pacientes no Ambulatório de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFPE por mais de 30 anos. Ainda exerceu a Coordenação da Comissão de Ética do hospital.
Criou e estruturou as atividades da Liga Pernambucana de Psiquiatria da UFPE como projeto de extensão, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
O professor Everton Botelho Sougey tem mais de 170 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas áreas clínicas da psiquiatria e psicofarmacologia.
Ele orientou diversos trabalhos acadêmicos concluídos e publicados durante a formação de residência médica, mestrado e doutorado, além de orientações em andamento.
Nos últimos quatro anos, Everton Botelho Sougey coordenou o Simpósio sobre o Suicídio da UFPE.
Ele também é presidente de honra da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco.
Foi candidato a vice-reitor da UFPE, em 2003, com a chapa "Diga sim à UFPE".
Comentários