Faltam menos de dez dias para o Carnaval, e as prévias que tomam conta das ruas já estão a todo o vapor. Em meio a festas, um problema tem chamado a atenção nas emergências oftalmológicas: casos de cegueira temporária e outras lesões visuais decorrentes de queimadura química nos olhos, provocada pelo uso de pomadas modeladoras.
Os produtos são utilizados para finalização dos penteados, especialmente neste período pré-Carnaval.
Ao caírem nos olhos, depois do contato com água da chuva, banho de chuveiro, água de piscina ou do mar, algumas pomadas podem causar ceratites (inflamação da córnea) e abrasões - que, além de dor, também desencadeiam um quadro de baixa visual temporária no paciente.
POMADA PARA CABELO CAUSA CEGUEIRA
Segundo o oftalmologista Marcelo Valença, do Instituto de Olhos do Recife (IOR), a emergência da unidade registrou casos de queimaduras dos olhos e ceratites (inflamação da córnea) no último fim de semana. A cegueira temporária também está entre os incômodos causados por esses produtos.
"Em geral, os pacientes chegam com muita dor, porque as lesões na córnea causam bastante ardência e incômodo. São lesões perigosas e devem ser tratadas logo, pois têm risco potencial de gerar algum déficit visual", alerta o Marcelo.
A orientação do oftalmologista é evitar o uso desse tipo de pomadas, até que os órgãos responsáveis possam esclarecer todos os casos e identificar os produtos utilizados nessas ocorrências.
Se acontecer de os olhos terem contato com algum desses produtos, e o paciente sentir algum incômodo, deve-se procurar uma urgência oftalmológica o mais rápido possível.
"É também muito importante evitar tratamentos caseiros, que só podem piorar a situação", recomenda Marcelo Valença.
QUAL POMADA PARA CABELO CAUSA CEGUEIRA?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem investigado marcas e fabricantes de pomadas de cabelo relacionadas a problemas de visão, como cegueira temporária, inflamações das pálpebras, conjuntivites e úlceras de córnea.
No último fim de semana, mais de 200 pessoas foram a emergências oftalmológicas em Pernambuco com problemas na visão, após o uso de pomadas para trançar cabelos.
Desde dezembro, a Anvisa tem publicado alertas orientando sobre o uso das pomadas de cabelo e resoluções suspendendo produtos irregulares.
Nesta sexta-feira (10/02/2023), a Anvisa publicou resolução em que PROÍBE TODAS AS POMADAS para modelar e trançar cabelos estão com a comercialização proibida pela Anvisa. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.
POMADA MODELADORA DE CABELO
A oftalmologista Ana Catarina Medeiros, do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), também comenta que recentemente foram registradas muitas lesões na córnea, com a necessidade de uso de medicações analgésicas, de alto potencial, além do uso de lentes de contato, para proteger da dor.
"Na oftalmologia, a gente utiliza esse recurso para diminuir a dor de alguns pacientes que têm lesão de córnea. Ao longo do fim de semana, várias urgências relataram essas ocorrências, em hospitais privados ou unidades de pronto atendimento", destaca Ana Catarina.
"Fica, então, o alerta. São diversas marcas de pomada. Então, é bom se ligar nesse aspecto", acrescenta a médica.
Especialistas reforçam que, para os penteados, devem ser utilizados gel sem álcool e gelatina sem álcool.
POMADA DE CABELO NOS OLHOS: SINTOMAS
Entre os demais efeitos apresentados pelos pacientes que fizeram uso de pomadas de cabelo, estão forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
"A pomada modeladora, ao entrar em contato com água ou suor, escorre pela pele e atinge os olhos, causando uma queimadura ocular, que traz danos à camada mais superficial da córnea. Por ser uma área extremamente sensível, esses arranhões na córnea provocam dor forte no paciente", informa a oftalmologista Bárbara Freire, da rede de Saúde do Recife.
"Além disso, até que (a lesão) cicatrize totalmente, há uma diminuição da visão", acrescenta.
QUAL POMADA PARA CABELO CAUSA CEGUEIRA?
Por todo o risco oferecido por esses produtos, a Secretaria de Saúde do Recife orienta a população a suspender imediatamente o uso de qualquer pomada para trançar/modelar os cabelos.
O QUE FAZER QUANDO CAI POMADA DE CABELO NO OLHO?
Em caso de lesões e traumas nos olhos, as pessoas devem procurar a emergência oftalmológica mais próxima e informar, durante o atendimento, o tipo, nome comercial, fabricante da pomada/produto e o estabelecimento responsável pela aplicação ou comercialização do material.
A recomendação do Procon Recife é de somente usar/comprar produtos autorizados pela Anvisa. O Procon Recife pode ser acionado pelo site procon.recife.pe.gov.br.