O câncer no cérebro é considerado o 10º mais comum no Brasil, de acordo com números do Inca (Instituto Nacional do Câncer) - que não levam em consideração os cânceres de pele.
Ainda segundo o Inca, todos os anos são registrados cerca de 11 mil novos casos de tumor no cérebro no Brasil.
Apesar do número ser considerado baixo comparado com o total da população, o índice de mortes é muito alto, já que mais de 9 mil pacientes com câncer no cérebro evoluem para o óbito (mais de 84% dos casos).
SINTOMAS DE CÂNCER NO CÉREBRO
O desenvolvimento do câncer no cérebro varia de acordo com o tipo do tumor e o local onde ele surgiu.
Veja os sinais de alerta e sintomas para câncer de cérebro:
Dor de cabeça com alarmes
Alarmes são manifestações incomuns de uma dor de cabeça, como piora da intensidade ou quando ela aparece sempre no mesmo ponto.
Crises convulsivas ou epilepsia
Se a pessoa tiver um episódio de epilepsia ou outras crises convulsivas pela primeira vez e não tem diagnóstico de doenças nesse sentido, é necessário investigar para câncer no cérebro.
Perda de funções neurológicas
Outros sinais de alerta para tumor no cérebro podem ser déficits focais: quando ocorre perda de força ou do tato dos membros, perda de visão ou audição, entre outros.
Também é preciso investigar para câncer no cérebro quando a pessoa apresenta dificuldade de compreensão, raciocínio, escrita, cálculo e/ou reconhecimento de pessoas.
Outro sintoma são alterações de comportamento, como apatia, agitação ou agressividade.
Caso você ou alguém que você conheça apresente algum desses sintomas, é fundamental procurar ajuda médica para que, caso o diagnóstico de câncer no cérebro seja confirmado, o tratamento seja iniciado rapidamente.
Número de mortes e de novos casos de câncer só faz crescer no mundo; veja no vídeo:
TRATAMENTO DE CÂNCER NO CÉREBRO
O tratamento para quem tem um tumor no cérebro é complexo, e vai variar de acordo com a área do órgão afetada e o estágio da doença.
O paciente precisa ser acompanhado por neurologista, neurocirurgião, cirurgião oncológico, e uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista, entre outros profissionais.
O tratamento pode começar ou não com uma cirurgia para a remoção do tumor ou de fragmentos do tecido cerebral para a realização de biópsia.
Esse procedimento é necessário para que os médicos possam indicar os próximos passos do tratamento, já que vão depender do tipo específico do tumor.
O tratamento do câncer no cérebro pode combinar ainda sessões de quimioterapia e radioterapia.
Todos esses processos poderão contribuir para aumentar a qualidade de vida e prolongar a sobrevida do paciente.
REFERÊNCIAS
Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica - https://sbco.org.br/cancer-de-cerebro-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-a-doenca/. Acesso em 13/02/2023
Inca: Câncer do Sistema Nervoso Central - https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/sistema-nervoso-central. Acesso em 13/02/2023