O câncer do SNC (Sistema Nervoso Central) representa de 1,4 a 1,8% dos tumores malignos do mundo e, desse total, 88% são câncer no cérebro.
A identificação do câncer no cérebro é feita, inicialmente, pelo reconhecimento dos sintomas seguido pelo diagnóstico clínico, a partir de exames de imagem.
Os principais exames capazes de identificar o câncer no cérebro são: tomografia, ressonância magnética ou ainda tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT).
O QUE CAUSA CÂNCER NO CÉREBRO?
O câncer no cérebro é caracterizado pelo crescimento anormal de células localizadas no Sistema Nervoso Central (SNC), que é composto pelo cérebro e pela medula espinhal.
A causa do câncer no cérebro ainda não foi complemente identificada, por isso as formas de prevenção também não são definidas de forma específica.
No entanto, a medicina já entende que certos fatores são capazes de aumentar o risco de câncer no cérebro, como síndromes e alterações genéticas ligadas a exposição à radiação ou histórico familiar.
SINTOMAS CÂNCER CÉREBRO:
Os dez principais sintomas de câncer no cérebro são:
- Dor de cabeça alarmante (diferente das usuais), com mudança do tipo, aumento da frequência ou fixa;
- Epilepsia (crises convulsivas);
- Perda de força ou do tato nos membros;
- Alterações visuais;
- Mudança auditiva;
- Dificuldade na fala;
- Comprometimento intelectual (compreensão, raciocínio, escrita, cálculo, reconhecimento de pessoas);
- Comportamento apático, agitado ou agressivo;
- Pulso ou na frequência respiratória anormal;
- Sonolência proeminente.
CÂNCER NO CÉREBRO: Saiba quais são os PRINCIPAIS SINTOMAS
CÂNCER NO CÉREBRO TEM CURA?
Os tratamentos de câncer no cérebro são capazes de melhorar a qualidade de vida do paciente e atrasar sintomas fatais, mas apenas uma pequena parcela dos tumores são curáveis.
O câncer no cérebro pode ser tratado tanto com a remoção cirúrgica da maior parte possível do tumor, quanto com radioterapia, quimioterapia e/ou a combinação dos três.
Os tumores que podem ser curados apenas com cirurgia ou com a combinação do procedimento com radioterapia são: meningeomas, alguns ependimomas, gangliogliomas e astrocitomas cerebelares.
Atenção: As informações dessa matéria não substituem a consulta médica. Procure uma avaliação clínica para obter um diagnóstico preciso e o tratamento necessário em caso de câncer no cérebro.
O que é METÁSTASE CEREBRAL? ENTENDA o DIAGNÓSTICO de GLÓRIA MARIA
REFERÊNCIAS
Câncer do Sistema Nervoso Central - Instituto Nacional de Câncer (Inca). Acesso em 14/02/2023
Sobre o câncer - A.C.Camargo Cancer Center. Acesso em 14/02/2023