Um pratica bastante comum durante o carnaval de rua, mas que pode ser muito perigosa para a saúde das pessoas é segurar a vontade de fazer xixi.
Com as altas temperaturas, é comum que os foliões busquem ingerir mais líquidos e, com isso, a vontade de ir ao banheiro aumente.
O problema é que muitos deles optam por segurar o xixi por muito tempo, seja por falta de disposição para enfrentar as filas ou até mesmo pelo medo de contrair doenças em banheiros públicos.
Apesar de parecer uma atitude inofensiva, segurar o xixi por longas horas durante o carnaval pode causar sérios problemas de saúde, como a infecção urinária.
“Prender o xixi impede a limpeza natural da uretra e com isso, facilita o aparecimento de bactérias responsáveis por infecções. A desidratação e a retenção urinária gera algumas complicações como a infecção urinária e pedra nos rins e é sem dúvida, um dos vilões no pós-carnaval.”, explica Marta Lira, enfermeira estomaterapeuta com foco em incontinência na clínica ConvaCare.
LEIA TAMBÉM:
> CHÁS PARA INFECÇÃO URINÁRIA: descubra 10 remédios caseiros para infecção urinária
MULHERES TÊM MAIS CHANCES DE CONTRAIR INFECÇÕES URINÁRIAS
De acordo com a especialista, é recomendado que as mulheres não passem de 3 a 4 horas sem urinar. Isso porque no público feminino, a principal bactéria causadora de infecções necessita de 4 horas para migrar para o períneo (espaço entre o ânus e a vagina) e adentrar a uretra.
Durante o xixi, o jato urinário empurra as bactérias para fora e a urina lava a região, impedindo a infecção.
No caso dos homens, o tempo para o surgimento de uma infecção urinária é maior - entre 4 e 5 horas.
“Nos homens o tempo é maior porque o risco de adesão de infecções é menor, mas segurar a urina pode dilatar a bexiga. Com o passar do tempo e a bexiga não conseguindo eliminar toda a urina, pode levar a infecções”, comenta Marta.
LEIA MAIS:
> INFECÇÃO URINÁRIA SINTOMAS: COMO SABER SE ESTOU COM INFECÇÃO URINÁRIA? Veja 10 sinais importantes
DICAS PARA EVITAR INFECÇÕES URINÁRIAS
A especialista compartilha dicas para que os foliões reduzam as chances de terem infecções urinárias. Confira:
- Mantenha-se hidratado (a) e consuma bastante água;
- Utilize lenço umedecido ou lenço de papel, isso diminui chances de ter uma infeção e corrimento causados por fungo ou bactéria;
- Vá ao banheiro ao menos 6 vezes ao dia, não ultrapassando 4 horas sem fazer xixi;
- Não sente no vaso sanitário;
- Use preservativo nas relações sexuais, isso previne diversas doenças. Dentre elas, a cistite, que é uma infecção urinária baixa;
- Se for à praia ou piscina não fique com o biquíni molhado por muito tempo, pois pode alterar o pH vaginal e gerar infecções, como a candidíase.
Os tipos de infecções urinárias mais comuns são:
- Cistite: infecção na bexiga. E tem sintomas como: disúria (dificuldade para urinar) e aumento da frequência urinária;
- Uretrite: infecção no canal da uretra. Que causam disúria, aumento da frequência e corrimento uretral;
- Pielonefrite: infecção nos rins. Pode causar febre, náuseas e vômito, calafrio, dor
LEIA MAIS:
> INFECÇÃO URINÁRIA EM IDOSOS: saiba como identificar SINTOMAS de INFECÇÃO URINÁRIA EM IDOSOS