DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: PRF e Samu fazem força-tarefa e transportam de helicóptero coração para ser usado em transplante

Em 35 minutos, órgão chegou à capital pernambucana e foi encaminhado ao IMIP. Mulher de 46 anos, que sofre de insuficiência cardíaca, foi a receptora
Roberta Soares
Publicado em 26/02/2023 às 20:23
Atualmente, segundo a Central de Transplantes de Pernambuco, existem 17 pessoas aguardando a doação de um coração no Estado. A lista completa em Pernambuco tem 2.753 pessoas aguardando por órgãos Foto: DIVULGAÇÃO


A sensibilidade de uma família e a ação rápida e integrada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco salvaram a vida de uma mulher de 46 anos, vítima de insuficiência cardíaca e que estava na fila de espera por um transplante de coração.

Na tarde deste domingo (26/2), o órgão foi conduzido de helicóptero entre as cidades de Caruaru, no Agreste do Estado, e o Recife. As equipes foram acionadas para realizar o transporte e às 17h35 saíram de um heliponto localizado em Caruaru.

Em 35 minutos, a aeronave realizou o percurso, que levaria aproximadamente duas horas por via terrestre (pela BR-232) e chegou ao campo do Derby, na área central do Recife.

Após o pouso, o coração foi transportado de ambulância e chegou preservado ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

Todo o procedimento foi acompanhado por dois médicos, que garantiram a conservação do órgão até seu destino.

ESTADO GRAVE E DOIS MESES DE ESPERA POR UM CORAÇÃO

A mulher receptora do coração estava em estado grave e há dois meses na lista de espera. Segundo informações da Central de Transplantes de Pernambuco, ela precisava transplantar ou morreria.

O coração era de um homem de 39 anos, que foi vítima de um sinistro de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda) e teve morte encefálica confirmada na manhã deste domingo, no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

DIVULGAÇÃO - SAMU e PRF transportam coração para transplante

A doação foi autorizada pela família da vítima, depois de confirmada a morte cerebral do homem.
“É fundamental enaltecer o papel da família que, mesmo diante da perda de um jovem conseguiu, enfrentando um momento de dor e luto, ressignificar essa perda. Conseguiu pensar em outras pessoas desconhecidas”, destacou a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Melissa Moura.

OUTROS ÓRGÃOS DOADOS

Além do coração, a família do homem de 39 anos também autorizou a doação das córneas, fígado e rins. Os órgãos foram retirados neste domingo e seriam destinados a pacientes da lista de espera no Estado.

O fígado iria para uma mulher de 40 anos com uma doença genética que danifica o órgão.

A transferência do coração pelo SAMU e PRF era mais urgente devido ao tempo de isquemia fria do órgão (o período entre a perfusão e o restabelecimento do fluxo sanguíneo no receptor), que é mais curto, sendo de quatro horas. No caso de um fígado, esse tempo é de 12h. De um rim, é de até 48h.

LISTA DE ESPERA

Atualmente, segundo a Central de Transplantes de Pernambuco, existem 17 pessoas aguardando a doação de um coração no Estado. A lista completa em Pernambuco tem 2.753 pessoas aguardando por órgãos.

“Por isso a importância da doação. E por isso agradecemos tanto o gesto da família desse jovem homem. Ele salvou uma vida”, reforça Melissa Moura.

TAGS
Saúde transplante coração doação de órgãos
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory