Após cinco meses de suspensão do pagamento do piso salarial da enfermagem por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), as mobilizações para resolução desse entrave seguem acontecendo em todo o território nacional.
LEIA NESTA MATÉRIA:
- Protestos nacionais seguem acontecendo
- Audiência pública no Congresso Nacional para discussão do piso é cancelada
- Piso salarial entra em VIGOR na Prefeitura de Navegantes
PROTESTOS NACIONAIS SEGUEM ACONTECENDO
O impasse do pagamento do piso salarial está gerando um descontentamento nacional de todos os profissionais da enfermagem, que seguem protestando para exigir que a medida entre em vigor.
RECIFE
Na capital pernambucana, as manifestações estão acontecendo nesta quarta-feira (15) desde às 8h. A concentração ocorre na frente do hospital IMIP. Não há previsão de quando a via em frente ao hospital será liberada.
Esta mobilização é mais uma dentre várias que estão ocorrendo. Nesta última terça-feira (14) a categoria da cidade também fez outra manifestação em frente a Prefeitura do Recife.
Representantes da enfermagem foram recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativas de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB-PE), para tentar achar caminhos para solucionar a situação.
ACRE
No acre, os protestos ocorreram nesta última terça-feira (14). Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem concentraram-se em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para cobrar o pagamento da categoria.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac) Juscelino Gonçalves, desabafou sobre o descaso que vem acontecendo com a enfermagem
“Tem profissional da saúde se aposentando com R$ 1,4 mil, o enfermeiro ganha um pouco mais, mas tá há muito tempo sem aumento, principalmente o plantão extra que é uma miséria. O piso salarial da enfermagem vem premiar esses trabalhadores que há dois anos perderam família, perderam tudo para a pandemia, foram tidos como heróis, mas na realidade se você hoje fizer um levantamento da vida profissional desses trabalhadores eles estão doentes e ganhando um salário de miséria”.
As mobilizações também ocorreram em outros locais nos últimos dias. Confira algumas das capitais:
- Curitiba
- Fortaleza
- João Pessoa
- Rio de Janeiro
- Salvador
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO CONGRESSO NACIONAL PARA DISCUSSÃO DO PISO É CANCELADA
Entre as diversas manifestações a favor do piso salarial da enfermagem agendadas para ocorrerem no mês de março, o Fórum Nacional da Enfermagem também havia programado uma Audiência Pública no Congresso Nacional para tratar sobre o assunto nesta quarta-feira (15).
Entretanto, a iniciativa foi cancelada.
O MOTIVO
A coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, explicou, nas redes sociais, o motivo do cancelamento da audiência.
"A Audiência Pública precisou ser cancelada por questões administrativas entre a Câmara e o Senado, que ainda não têm as comissões instaladas, então não foi possível acontecer essa semana", afirmou.
"Muitos da categoria também não queriam mais Audiência Pública, eles querem edição da medida provisória. Então a gente atendeu o pedido da categoria", destaca a coordenadora.
-
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: audiência marcada para hoje (15) no CONGRESSO foi CANCELADA; saiba o motivo e as últimas notícias -
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Enfermeiros já estão recebendo R$ 4.750 em município de Santa Catarina -
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: reajuste entra em VIGOR em município com base na legislação
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM ENTRA EM VIGOR NA PREFEITURA DE NAVEGANTES
Apesar da suspensão da lei pelo Supremo Tribunal Federal (STF), alguns municípios já iniciaram o processo de implementação do piso salarial da enfermagem na região.
E, na última sexta-feira (10), foi sancionado o novo piso salarial da Enfermagem na cidade de Navegantes. A Lei Ordinária nº 04/2023, foi aprovada pela Câmara dos Vereadores no dia 09 e sancionada pelo Prefeito Liba Fronza.
Segundo o prefeito, Liba Fronza, “a valorização dos nossos profissionais da saúde é determinante para o cuidado da saúde da nossa população. E é com alegria que nossa enfermagem agora recebe um piso digno e merecedor”, ressalta.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023