A governadora Raquel Lyra inaugurou, na manhã desta segunda-feira (27), uma nova enfermaria com 52 novos leitos no Hospital Barão de Lucena (HBL), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.
A enfermaria foi denominada de Dr. Manoel Raimundo de Morais Costa Neto (médico falecido em 2018, que atuou no HBL, onde chefiou a cirurgia-geral) e está localizada no primeiro andar do hospital.
A estrutura, que tem como objetivo desafogar demais hospitais do Estado, está voltada aos pacientes de proctologia, cirurgia geral/oncológica, mastologia e oncologia clínica.
"É uma alegria poder iniciar a semana entregando à população de Pernambuco uma nova enfermaria no Hospital Barão de Lucena. A estrutura está servindo de retaguarda para poder fazer um mutirão de cirurgias, através do programa Cuida PE, que será lançado em breve para os pernambucanos", diz a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
"Sabemos que isso ainda não é suficiente, mas vamos trabalhando para oferecer mais cuidado à nossa população e mudar a saúde em Pernambuco", acrescenta.
De acordo com a secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, o Hospital Barão de Lucena é referência no Estado em especialidades médicas como a oncologia.
"Com essa nova estrutura, vamos liberar mais leitos para retaguarda de cirurgia vascular para os grandes hospitais. É uma readequação e estruturação da rede para atender melhor a população, visando sempre a importância da interiorização para que, de fato, a gente consiga estruturar os serviços da capital" ressalta Zilda.
O Hospital Barão de Lucena é uma unidade de alta complexidade em oncologia e oferece atendimento aos pacientes com câncer.
Atualmente, a unidade conta duas emergências (obstétrica e pediátrica), onde são realizados 3 mil atendimentos mensais.
No serviço ambulatorial, são ofertadas as seguintes especialidades: cirurgia geral, vascular, pediatria, ginecologia, mastologia, proctologia e pré-natal de alto risco, com 8 mil consultas por dia.
Já no bloco cirúrgico, mensalmente, são realizadas uma média de 400 cirurgias e 400 partos.
O serviço de apoio diagnóstico realiza uma média de 61.700 exames de patologia clínica por mês e 3 mil exames no setor de imaginologia.