RAQUEL LYRA inaugura NOVA ENFERMARIA com 52 leitos no Hospital Barão de Lucena

Estrutura, que tem como objetivo desafogar demais hospitais do Estado, está voltada aos pacientes de proctologia, cirurgia geral/oncológica, mastologia e oncologia clínica
Cinthya Leite
Publicado em 27/03/2023 às 16:18
Segundo governo do Estado, estrutura está servindo de retaguarda para poder fazer um mutirão de cirurgias, através do programa Cuida PE Foto: HESÍODO GÓES/SECOM PE


A governadora Raquel Lyra inaugurou, na manhã desta segunda-feira (27), uma nova enfermaria com 52 novos leitos no Hospital Barão de Lucena (HBL), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

A enfermaria foi denominada de Dr. Manoel Raimundo de Morais Costa Neto (médico falecido em 2018, que atuou no HBL, onde chefiou a cirurgia-geral) e está localizada no primeiro andar do hospital.

A estrutura, que tem como objetivo desafogar demais hospitais do Estado, está voltada aos pacientes de proctologia, cirurgia geral/oncológica, mastologia e oncologia clínica.

"É uma alegria poder iniciar a semana entregando à população de Pernambuco uma nova enfermaria no Hospital Barão de Lucena. A estrutura está servindo de retaguarda para poder fazer um mutirão de cirurgias, através do programa Cuida PE, que será lançado em breve para os pernambucanos", diz a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

"Sabemos que isso ainda não é suficiente, mas vamos trabalhando para oferecer mais cuidado à nossa população e mudar a saúde em Pernambuco", acrescenta. 

De acordo com a secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, o Hospital Barão de Lucena é referência no Estado em especialidades médicas como a oncologia.

"Com essa nova estrutura, vamos liberar mais leitos para retaguarda de cirurgia vascular para os grandes hospitais. É uma readequação e estruturação da rede para atender melhor a população, visando sempre a importância da interiorização para que, de fato, a gente consiga estruturar os serviços da capital" ressalta Zilda.

O Hospital Barão de Lucena é uma unidade de alta complexidade em oncologia e oferece atendimento aos pacientes com câncer.

Atualmente, a unidade conta duas emergências (obstétrica e pediátrica), onde são realizados 3 mil atendimentos mensais.

No serviço ambulatorial, são ofertadas as seguintes especialidades: cirurgia geral, vascular, pediatria, ginecologia, mastologia, proctologia e pré-natal de alto risco, com 8 mil consultas por dia.

Já no bloco cirúrgico, mensalmente, são realizadas uma média de 400 cirurgias e 400 partos.

O serviço de apoio diagnóstico realiza uma média de 61.700 exames de patologia clínica por mês e 3 mil exames no setor de imaginologia.

TAGS
cinthya leite Saúde Hospital Barão de Lucena pernambuco
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory