A cantora, Simaria Mendes, de 40 anos contou recentemente informações sobre seu diagnóstico de tuberculose ganglionar e como isso impactou sua carreira.
Simaria já recebeu, em 2018, duas vezes o diagnóstico da doença.
"Quando tive a tuberculose, em 2018, me mudei para São Paulo, porque a minha saúde necessitava de um hospital bom, eu estava numa situação muito, muito difícil. Eu tive duas tuberculoses no gânglio. E a tuberculose no gânglio pode virar sistêmica. Se minha imunidade abaixa, se eu fico sem comer, se eu durmo no horário errado, tudo isso implica para que minha imunidade caia e ela possa voltar. Por isso reduzi a quantidade de shows e tive todo o cuidado. Mas tudo isso foi repensado quando tive a doença pela segunda vez, em 2018", relembra a cantora.
LEIA NESTA MATÉRIA:
- O QUE É A TUBERCULOSE GANGLIONAR?;
- A TUBERCULOSE GANGLIONAR É TRANSMISSÍVEL?;
- QUAIS OS SINTOMAS DA TUBERCULOSE GANGLIONAR?
O QUE É A TUBERCULOSE GANGLIONAR?
A tuberculose ganglionar é um tipo de tuberculose em que os bacilos Mycobacterium tuberculosis, também conhecidos como Bacilos de Koch (BK), infectam os gânglios linfáticos do corpo, em vez dos pulmões, que é o local mais comum de infecção.
No entanto, se a bactéria não for controlada pelo sistema imunológico, ela pode se disseminar para outras partes do corpo, o que é chamado de tuberculose extrapulmonar.
A TUBERCULOSE GANGLIONAR É TRANSMISSÍVEL?
Não. A tuberculose ganglionar não é transmissível e está mais ligada à fragilidade do sistema imune.
Entenda o que é tuberculose ganglionar, doença que afastou Simaria dos palcos
QUAIS OS SINTOMAS DA TUBERCULOSE GANGLIONAR?
- Anemia
- Febre;
- Aumento dos gânglios;
- Emagrecimento;
- Dores no corpo;
- Cansaço.
REFERÊNCIA:
Tuberculose Ganglionar: principais informações sobre a doença