A próxima segunda-feira, 10 de abril, será marcada pelo início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Influenza é o nome do vírus que provoca gripe, uma infecção aguda do sistema respiratório com grande potencial de transmissão.
A meta, definida pelo Ministério da Saúde, é atingir a cobertura vacinal de 90% da população-alvo.
Diferentemente do que aconteceu em campanhas anteriores, agora todos os grupos elegíveis podem se vacinar de maneira simultânea. Ou seja, não há mais a realização da vacinação por etapas.
Em Pernambuco, mais de 3,5 milhões (3.538.195) de pessoas fazem parte dos grupos elegíveis para receber a vacina contra gripe em 2023 (veja lista completa ao longo desta matéria, mais abaixo).
O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) já realizou a distribuição das doses da vacina contra gripe e das seringas de aplicação para que os municípios pernambucanos realizem suas estratégias.
A campanha de vacinação contra gripe termina no dia 31 de maio.
O Estado já recebeu, do Ministério da Saúde (MS), 552 mil doses para iniciar a vacinação do público-alvo.
Na última Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, em 2022, Pernambuco não bateu a meta de vacinar 90% da população geral contemplada na mobilização. A cobertura ficou em apenas 67,06% (2.306.771 de doses aplicadas).
"A vacinação é um importante fator para proteção da nossa população e estará disponível em todos os municípios do Estado. É imprescindível que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários procurem os postos de vacinação mais perto das suas residências e recebam a dose do imunizante. Dessa maneira, reduz-se o risco de adoecimento e a circulação do vírus em nosso território”, destaca a secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
De acordo com o cronograma divulgado pelo órgão federal, novas remessas serão encaminhadas ao Estado nas próximas semanas.
A gripe é uma infecção viral e que possui uma transmissibilidade acentuada.
A gripe pode se apresentar de forma mais leve ou com sinais graves, podendo inclusive levar ao óbito.
A vacina contra o vírus, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a trivalente: protege contra as cepas A H1N1, A H3N2 e o tipo B.
Com a vacinação de grupos populacionais de risco, o objetivo é proporcionar a redução de novos adoecimentos, internações em serviços de saúde e mortalidade provocadas pelos vírus da gripe.
Em Pernambuco, até a semana epidemiológica 13 (de 1º/1 a 1º/4) de 2023, foram identificadas 271 amostras com resultado detectável para gripe, sendo 90 do tipo A (88 do subtipo H1N1, 1 para H3N2 e 1 não subtipado) e 181 amostras detectáveis para influenza B.
Até o momento, cinco pessoas foram a óbito, este ano em Pernambuco, decorrente de complicações da infecção por vírus da gripe.