A liberação do piso salarial da enfermagem é alvo de contínuos debates entre os profissionais da categoria e responsáveis políticos que visam encontrar formas de financiar o pagamento dos novos valores.
Desta vez, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados vai promover uma audiência pública, na próxima terça-feira (18), para discutir a efetivação final do piso salarial da enfermagem.
Leia nesta matéria as últimas notícias sobre o piso salarial da enfermagem:
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM VAI SER LIBERADO EM ABRIL?
A audiência pública que acontece na terça, de acordo com a Agência Câmara de Notícias, contará com a presença dos ministros Fernando Haddad (da Fazenda), Nísia Trindade (da Saúde), Rui Costa (da Casa Civil), Simone Tebet (do Planejamento) e Roberto Barroso (do Supremo Tribunal Federal).
Além destes, entidades que representam hospitais, trabalhadores que de hospitais e as prefeituras também foram convidados a comparecer no debate sobre a liberação do piso salarial da enfermagem.
GOVERNO LIBERA VERBA PARA BANCAR PAGAMENTO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM EM ESTADOS E MUNICÍPIOS
De acordo com informações divulgadas na última quinta-feira (13) pela Coluna de Saúde e Bem-estar do JC, a ministra do Planejamento anunciou que R$ 7,3 bilhões foram liberados no espaço orçamentário para auxiliar no pagamento do piso salarial da enfermagem, pela União, Estados e Municípios.
Segundo Simone Tebet, o documento já havia sido enviado à Casa Civil e agora seguirá para o Congresso após a assinatura do presidente Lula (PT).
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM ESTÁ SUSPENSO
Em setembro de 2022, Roberto Barroso suspendeu o Projeto de Lei que fixava os valores do piso salarial da enfermagem, sob a justificativa de que não haviam fontes de financiamento suficientes para bancar os pagamentos pelo período estimado.
Com isso, os profissionais da enfermagem aguardam, até o momento, pela liberação do piso salarial. De acordo com a fala de Lula sobre a liberação dos novos valores para a categoria, em um evento político, que ocorreu no final de março, em Recife, é preciso esperar pelas definições de Barroso.
Até agora, o piso salarial da enfermagem ainda não começou a ser pago e não tem previsão para ser liberado neste mês de abril.