O câncer de ovário é um dos cânceres de maior índice de mortalidade, chegando a 70% segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.
Isso ocorre por causa da difícil identificação da doença. O início do tumor geralmente não apresenta sinais iniciais, o que dificulta o tratamento do câncer de ovário já que ele se torna tardio.
Segundo dados da New Global Cancer Data (GLOBCAN 2020), o câncer de ovário aumentará sua mortalidade em 50% até 2040.
Por causa desses cenários alarmantes, comemora-se o Dia Mundial do Câncer de Ovário em 8 de maio, com o objetivo de conscientizar a população (sobretudo as mulheres) sobre a doença.
Quais são os sintomas do câncer de ovário?
Geralmente, os sintomas do câncer de ovário só aparecem após o crescimento e espalhamento do tumor. São eles:
- Dor, pressão ou inchaço do abdômen, pelve, costas ou pernas;
- Náusea;
- Indigestão;
- Gases;
- Prisão de ventre;
- Diarréia;
- Cansaço constante.
Quando identificados, é muito importante que a mulher procure um ginecologista para realizar um exame clínico que identifique a doença.
Também é válido ressaltar que o papanicolau, exame feito para identificar o câncer de colo de útero, não serve para o diagnóstico de câncer de ovário.
Como é feito o diagnóstico?
Para diagnóstico do câncer de ovário, o profissional de saúde deverá realizar um exame clínico ginecológico, que poderá ser acompanhado de exames laboratoriais e/ou de imagem.
Por causa da falta de sintomas do estágio inicial do câncer de ovário, o indicado é que esses exames sejam feitos regularmente, principalmente se a mulher fizer parte do grupo de risco para o tumor.
Quem tem mais chances de desenvolver câncer no ovário?
As pessoas que têm mais fatores para desenvolver a doença são as mulheres com idade avançada, que tiveram a primeira menstruação precocemente ou menopausa tardia.
Mulheres que nunca tiveram filhos também parecem ter maior predisposição para o câncer de ovário.
O excesso de peso também parece estar associado com o desenvolvimento do câncer de ovário e, por isso, a manutenção do peso corporal saudável é importante para reduzir o risco da doença.
Como é o tratamento do câncer de ovário?
Para tratamento, pode ser feita cirurgia ou quimioterapia a depender da extensão do tumor e da idade e das condições clínicas da paciente.
REFERÊNCIAS:
Instituto Nacional de Câncer (INCA) - https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/ovario. Acesso em 08/05/2023.
Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) - https://bvsms.saude.gov.br/nenhuma-mulher-fica-para-tras-08-5-dia-mundial-do-cancer-de-ovario/. Acesso em 08/05/2023.
Federação Brasileira das Associações de Obstetrícia e Ginecologia (Febras) - https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/1445-dia-mundial-de-combate-ao-cancer-de-ovario#:~:text=A%20data%20de%208%20de,c%C3%A2ncer%20de%20colo%20de%20%C3%BAtero. Acesso em 08/05/2023.