A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, nos últimos a dengue anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti. Esses mosquitos também transmitem chikungunya e zika.
A dengue é generalizada ao longo dos trópicos, com variações locais de risco influenciadas pela precipitação, temperatura e rápida urbanização não planejada.
A doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, varia desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos.
Sintomas da dengue
A primeira manifestação da dengue é a febre, geralmente acima de 38ºC, de início súbito e duração de dois a sete dias.
A febre pode estar associada à cefaleia, cansaço, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária ou exantema.
Com o declínio da febre (entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas), grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente. No entanto, alguns podem evoluir para a fase crítica da doença, iniciando com sinais de alarme.
A dengue pode evoluir para remissão dos sintomas, ou pode agravar-se, exigindo constante reavaliação e observação, para que as intervenções sejam oportunas e os óbitos não ocorram.
Quais são os sintomas da dengue?
- Febre alta > 38.5ºC.
- Dores musculares intensas.
- Dor ao movimentar os olhos.
- Mal estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas no corpo.
Infecção por dengue mata?
A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.
Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sinais de alarme da dengue:
- Dor abdominal;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
- Hipotensão postural e/ou lipotímia;
- Letargia e/ou irritabilidade;
- Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;
- Sangramento de mucosa e;
- Aumento progressivo do hematócrito.
O que não se deve tomar em caso de dengue?
Anti-inflamatórios não hormonais – diclofenaco e ibuprofeno, por exemplo – também devem ser evitados. Eles elevam o risco de sangramentos por provocarem irritação no estômago. Quais remédios quem tem dengue pode tomar? Para amenizar dor e febre, são receitados fármacos com paracetamol ou dipirona.
Como suspeitar de dengue?
Na dengue, a primeira manifestação é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC) de início abrupto, associada à cefaléia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retro- orbitária, com presença ou não de exantema e/ou prurido. Anorexia, náuseas, vômitos e diarréia podem ser observados por 2 a 6 dias.
Quanto tempo dura o vírus da dengue no corpo?
A dor abdominal generalizada pode ocorrer, principalmente nas crianças. Os adultos podem apresentar pequenas manifestações hemorrágicas, como petéquias, epistaxe, gengivorragia, sangramento gastrointestinal, hematúria e metrorragia. A doença tem uma duração de 5 a 7 dias.
Quais os órgãos que a dengue afeta?
O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.
O que pode ser confundida com a dengue?
A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.
O que acontece com o corpo quando está com dengue?
Uma perda de líquido muito rápida, por exemplo, aliada à diminuição de plaquetas, pode causar sérios distúrbios no sistema circulatório como hemorragias e queda da pressão arterial (choque). Por isso, vômitos muito frequentes, dor abdominal importante, tonturas e hemorragias são sinais de alerta.