Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
ESTADO DE SAÚDE DO PRESIDENTE LULA

Presidente LULA dá entrada em hospital em Brasília para realizar procedimento no quadril

Presidente afirmou que tem um problema antigo na cabeça do fêmur, e que a dor tem se intensificado com o tempo.

Cadastrado por

Felipe Fernandes

Publicado em 26/07/2023 às 12:55 | Atualizado em 26/07/2023 às 12:58
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na última terça-feira (25) que deve operar a cabeça do fêmur em outubro. - José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, de Brasília, na manhã desta quarta-feira (26), para realizar um procedimento no quadril direito.

Lula realizará uma artroplastia de quadril em outubro deste ano, para solucionar definitivamente o problema. 

LULA REALIZA PROCEDIMENTO EM BRASÍLIA

O chefe do executivo realizou, na manhã desta quarta-feira (26), um procedimento eletivo, minimamente invasivo, de denervação percutânea, no quadril direito, para alívio de dor crônica até a realização da cirurgia em outubro.

O procedimento foi realizado sem intercorrências e o presidente deve cumprir agenda no Palácio da Alvorada até esta quinta-feira (27).

CIRURGIA EM OUTUBRO

Nesta terça-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que deve operar a cabeça do fêmur em outubro.

Essa seria a janela de oportunidade para fazer a cirurgia e se recuperar em meio aos compromissos da Presidência da República, segundo ele.

Lula citou como exemplo compromissos internacionais, como a reunião dos Brics, na África do Sul, e a conversa que teve com a Nasa sobre monitoramento da Amazônia.

O presidente disse que quer passar pelo procedimento para parar de sentir dor.

Ele afirmou que sente dores no osso há tempos, e que isso afeta seu humor.

"Você fica uma pessoa chata e ninguém quer dar bom dia por medo de levar um esporro", declarou em sua live semanal.

Com informações da Agência Estado.

ARTROPLASTIA DE QUADRIL

A articulação do quadril é formada pelo acetábulo (osso da bacia) e pela cabeça do fêmur (osso da coxa).

A junção destas estruturas permite uma grande estabilidade articular que possui a importante função de suportar o peso do corpo.

A Artroplastia de Quadril consiste na substituição cirúrgica da articulação lesionada por uma prótese confeccionada de materiais artificiais (metal, cerâmica, titânio, polietileno).

A cirurgia para colocação de uma prótese de quadril é considerada uma operação de grande porte, tecnicamente difícil, realizada por uma equipe bem treinada e especializada e que exige cuidados especiais do paciente após a cirurgia.

BENEFÍCIOS DA CIRURGIA

Os benefícios desta cirurgia são: redução expressiva da dor na maioria dos pacientes; redução da rigidez com o movimento próximo ao normal; aumento da capacidade e da distância de caminhada e melhora significativa para realizar a maioria das atividades de vida diária.

RISCOS DA CIRURGIA

Este procedimento cirúrgico também oferece seus riscos, tais como: perda grande de sangue, podendo ser necessária transfusão sanguínea; trombose, que consiste na formação de coágulos dentro das veias, que podem impedir a circulação normal do sangue na perna com perigo de embolia pulmonar; reação à anestesia; infecção pós-operatória e problemas técnicos intra-operatórios.

REFERÊNCIAS

Cartilha de Traumato-Ortopedia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhãohttps://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hu-ufma/saude/area-do-paciente/ANEXO1CARTILHAATQ.pdf. Acesso em 26/07/2023.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS