O Governo de Pernambuco realiza, neste sábado (05), o mutirão de cirurgias eletivas para atender mais de 200 pacientes em todo o Estado: Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. A iniciativa faz parte do Programa Cuida PE. A governadora Raquel Lyra acompanhou as primeiras horas do "Dia D", e conversou com pacientes e servidores das unidades visitadas.
O primeiro compromisso foi no Hospital Barão de Lucena (HBL), na Zona Oeste do Recife. Na oportunidade, Raquel Lyra conheceu a recém inaugurada enfermaria voltada aos pacientes de proctologia, cirurgia geral, oncológica e mastologia no primeiro andar da unidade.
“O Cuida PE já está garantindo a redução das filas de exames, consultas e cirurgias em Pernambuco. Estamos trabalhando de maneira contínua em todo o Estado em uma grande força-tarefa para dar dignidade à saúde dos pernambucanos”, ressaltou Raquel Lyra.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em Pernambuco, há uma fila de espera composta, em sua maioria, por pacientes que aguardam a realização de procedimentos considerados de média e alta complexidade.
“O Dia D está no Recife e em diversos municípios, como Serra Talhada, Garanhuns, Arcoverde, Ouricuri, Salgueiro, Palmares, entre outros. Entendendo que todo o Estado está contemplado nesse programa e que o trabalho está só começando", afirmou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Moradora do Pina, na Zona Sul do Recife, a cuidadora Joseane Gomes acompanhou sua amiga Dulcinéia Vieira em uma cirurgia proctológica. “Nós queremos essas ações não só na capital, mas também no interior do Estado”, afirmou.
“Com esse mutirão conseguimos dar vazão a uma grande demanda reprimida e dar agilidade aos procedimentos, reduzindo a fila de espera na nossa unidade”, acrescentou a diretora do HBL, Renata Bezerra.
A governadora Raquel Lyra também visitou o Hospital José Fernandes Salsa, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco. Neste sábado, foram realizadas 17 cirurgias contemplando procedimentos de de laqueadura, vasectomia, hérnia, frenectomia e colecistectomia.
O diretor do Hospital José Fernandes Salsa, Ijaciel Soares, registrou que na unidade o programa está em vigor desde o início de julho. “A gente está seguindo a orientação do governo de diminuir essa fila de eletivas, então estamos colocando todos os nossos esforços nisso, pois observamos pacientes que estão há mais de três anos aguardando a cirurgia”, pontuou o diretor.
- Hospital Getúlio Vargas (HGV),
- Hospital Agamenon Magalhães (HAM)
- Hospital Barão de Lucena (HBL)
- Hospital da Restauração (HR)
- Hospital Otávio de Freitas (HOF)
- Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).
- Hospital Regional Belarmino Correia (Goiana)
- Hospital Regional Inácio de Sá (Salgueiro)
- Hospital Regional Dom Moura (Garanhuns)
- Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Serra Talhada),
- Hospital Regional do Agreste (Caruaru)
- Hospital Regional José Fernandes Salsa (Limoeiro)