Com Estadão Conteúdo
Céline Dion está "rezando por um milagre", afirma Claudette Dion, irmã da cantora. A artista de 55 anos foi diagnosticada com a rara Síndrome da Pessoa Rígida em 2022 e está lutando para encontrar remédios que funcionem. As informações são da revista Hello! Canada.
"É uma doença sobre a qual sabemos tão pouco", admite Claudette. "Existem espasmos - são impossíveis de controlar. Você sabe quem costuma pular durante a noite por causa de uma cãibra na perna ou na panturrilha? É um pouco assim, mas em todos os músculos".
O que é Síndrome da Pessoa Rígida?
A Síndrome da Pessoa Rígida uma condição neurológica rara, que afeta uma ou duas pessoas em cada milhão e é caracterizada por rigidez muscular e espasmos. Apesar de não ter cura, há possibilidades de tratamento, que são limitadas e variam de pessoa para pessoa.
"Há pouco que possamos fazer para apoiá-la, para aliviar sua dor", revelou Claudette.
Segundo o pós-PhD em neurociências, doutor Fabiano de Abreu Agrela, existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas em casos como o de Céline Dion.
"Como a doença não tem cura, os tratamentos para a condição são voltados à redução do impacto dos sintomas na sua qualidade de vida, para isso, geralmente são utilizados medicamentos com efeito relaxante muscular e tratamentos com imunoglobulina utilizando anticorpos", explicou.
"A depender do caso de cada paciente também podem ser administrados medicamentos para dor neuropática e espasmos, ou até mesmo anticonvulsivantes, em paralelo a terapias como fisioterapia, hidroterapia, entre outros", acrescentou.
Após revelar seu diagnóstico, Céline cancelou todos os shows até 2024 e passou a morar com outra irmã, Linda, ficando sob os cuidados da família. Ela é mãe de René-Charles, hoje com 22 anos
"É reconfortante para todos nós (tê-los perto de Celine)", afirmou Claudette.
Apesar das notícias frustrantes, a irmã da cantora não perde a esperança.
"Estamos cruzando os dedos para que os pesquisadores encontrem um remédio para esta doença terrível", disse.