O chá de camomila é uma infusão conhecida pelas suas propriedades calmantes que combatem problemas como ansiedade e insônia.
A bebida, contudo, possui outros benefícios, já que tem ações anti-inflamatórias e antiespasmódicas - que auxiliam até mesmo no bom funcionamento do estômago.
Confira a seguir quais são os benefícios do chá de camomila para saúde e veja como fazer.
Doenças que o chá de camomila ajuda a combater
O chá de camomila sozinho não possui poder de curar doenças, mas ajuda a aliviar alguns sintomas e combater mazelas por conta dos seus benefícios.
Azia e má digestão
As propriedades antimicrobianas do chá de camomila conseguem prevenir o crescimento de uma bactéria relacionada a gastrite e úlcera. Além disso, a ação digestiva da bebia alivia problemas estomacais no geral, como é o caso da azia.
Câncer
O chá de camomila pode ajudar a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como próstata, ovário, mama e tireoide. Isso se deve por conta das ações antioxidantes e anti-inflamatórias.
Diabetes
As propriedades do chá de camomila ajudam a proteger as células do pâncreas contra os radicais livres, ou seja, controla os níveis de insulina no sangue - ajudando assim a controlar um quadro de diabetes.
Candidíase
O chá de camomila possui compostos bioativos com propriedades antifúngicas, que ajudam no tratamento contra candidíase, diminuindo sintomas como coceira e dor na região.
Como fazer chá de camomila
Você vai precisar de: flores secas da planta ou sachês e água.
Como fazer: coloque, em uma xícara de chá, água fervente e 1 colher de sopa de flores de camomila desidratadas. Tampe e deixe de repouso de 5 a 10 minutos. Coe e beba de 2 a 4 xícaras de chá por dia.